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Ampliado, Profici ofertará 3.600 vagas em cursos de idiomas para servidores e estudantes em 2023

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Mais estudantes e servidores da Universidade Federal da Bahia terão oportunidade de aprender um novo idioma gratuitamente, pois o Programa de Proficiência em Língua Estrangeira (Profici) ampliou sua capacidade e passará a ofertar 1.700 novas vagas para cursos de espanhol, francês, inglês e italiano, a partir do próximo semestre letivo. Com o acréscimo, o total ofertado no ano chegará a 3.600 vagas.

“A expansão se deu em virtude do aporte de 30% dos recursos financeiros destinados ao Profici pela presidência do Conselho Gestor e da parceria com a Pró-reitoria de Ações Afirmativas (Proae), que destinou uma cota de bolsa para os monitores”, informou o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Ronaldo Oliveira, presidente do Conselho.

“A ampliação atende a um anseio de uma demanda que é sempre muito maior do que o número de vagas, portanto, priorizaremos, na seleção, pessoas assistidas pela Proae, reforçando nosso compromisso com pessoas em situação de vulnerabilidade”, disse a coordenadora do Profici, a professora do Instituto de Letras Fernanda Mota. “Também há expectativa de que, para 2023.2, haja um retorno de mais pessoas que, por diversos motivos, interromperam seus estudos no programa ou desejam estudar outra língua; e da mesma forma, [a ampliação da oferta de vagas] permitirá que pessoas priorizadas pelo critério de cotas sociais e raciais possam regressar ao programa”, ponderou Oliveira.

Entre as mudanças realizadas está a “oferta de aulas voltadas a preparar a comunidade acadêmica de pós-graduação, especialmente, doutorado, e servidoras/es para participação em programas de mobilidade acadêmica internacional, como o Capes PrInt, o que incluiu sessões de tutoria e cursos específicos para essa finalidade. Parte dessas ações, a exemplo do curso preparatório para o exame de proficiência, Toefl ITP, são feitas em parceria com programas como o Rede Aandifes Idiomas sem Fronteiras”, informou o pró-reitor. Além disso, existe a “possibilidade da modalidade online, voltada especificamente para pessoas com restrições de mobilidade ou com demandas familiares (maternidade, paternidade, cuidados com parentes idosos) comprovadas, que tenham dificuldade de acesso às aulas presenciais”, completou.

No semestre 2023.2, as aulas ocorrerão na modalidade presencial em Salvador, no Pavilhão de Aulas Alceu Hilter (PAF 2) e no campus de Camaçari. A modalidade online será para estudantes de Vitória da Conquista e também será possível para pessoas com restrições de mobilidade ou com demandas familiares (maternidade, paternidade, cuidados com parentes idosos) comprovadas, que tenham dificuldade de acesso às aulas presenciais.

O edital para seleção de alunas(os) para  os cursos semi-intensivo de espanhol, francês, inglês ou italiano, a partir do semestre 2023.2, está aberto até o dia 15 de junho e pode ser acessado no site profici.ufba.br/selecoes. Esta chamada para novos alunos é viabilizada pela parceria entre a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), a Pró-Reitora de Graduação (Prograd), a Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan), a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (Proae), a Superintendência de Relações Internacionais (SRI) e o Instituto de Letras (Ilufba).  Acompanhe o cronograma desta chamada pública:

ATIVIDADE INÍCIO TÉRMINO
Lançamento da chamada pública 31/05/2023
Recebimento de solicitações (inscrições) 31/05/2023 15/06/2023
Divulgação dos resultados 06/07/2023
Teste de nivelamento* 07/07/2023 28/07/2023
Matrícula (inscrição nas turmas) 31/07/23
Divulgação das turmas em profici.ufba.br/turmas 12/08/2023
Início das aulas 14/08/2023

Salto do Profici

“A ampliação das vagas do Profici começou no edital da edição 2023.1, quando tivemos 1.300 vagas. Selecionamos mais de 1.300 pessoas e tivemos uma ampliação ainda maior com atividades articuladas pelo Profici, a exemplo dos cursos preparatórios para o exame de proficiência Toefl ITP, em parceria com o Rede Andifes Programa Idiomas sem Fronteiras, que ofereceu 120 vagas de março a maio e mais 90 entre maio e junho”, contou a professora Fernanda.

“Tivemos ainda sessões de tutoria para candidatos ao Capes PrInt e sessões de conversação, promovidas pela English Teaching Assistant, Holly Harris. Além disso, tivemos uma lista de segunda chamada com 70 vagas. Com todas essas ações, tivemos um alcance de cerca de 1.900 vagas. Agora, no segundo semestre, oferecemos 1.700 vagas, que totalizam 3.600 vagas neste ano de 2023”, acrescentou a docente.

O pró-reitor Ronaldo Oliveira destacou que, “houve um grande declínio de vagas nos anos de 2019 a 2022 devido aos cortes orçamentários sofridos pela Universidade. Mas para 2023.2, o aumento de recursos permitirá uma expansão que ultrapassa em mais de 100% o número de vagas do período de baixa”. Atualmente, “o Profici mantém 88 turmas e cogita que, para 2023.2, serão 117 turmas. Até 2022, havia 15 monitoras. Com o incremento de recursos em 2023, houve, também, ampliação desse número para 22. Para o semestre 2023.2, a quantidade será de 38 monitores”, contabilizou ele.

Sobre o Profici

O Programa de Proficiência em Língua Estrangeira para Estudantes e Servidores da Universidade Federal da Bahia é um programa institucional implementado no segundo semestre de 2012 e oferece cursos gratuitos de idiomas (espanhol, francês, inglês, italiano e português como língua estrangeira) a alunos com matrícula regular nos níveis de graduação e pós-graduação e também a servidores técnicos e docentes da UFBA. O programa está em permanente mudança, acompanhando os fluxos da universidade em seus desafios e avanços. “Nos últimos sete anos, uma mudança significativa foi nos processos de seleção de novos alunos que passaram a ter, entre seus critérios de prioridade, cotas sociais e raciais”, disse o pró-reitor Ronaldo Oliveira.

“O Profici não segue um método específico, pois, tendo em horizonte discussões contemporâneas sobre ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, não acredita ser possível eleger um método que possa contemplar as particularidades de processos plurais ao aprender”, explicou Oliveira. “Além disso, ele considera que “os idiomas são ensinados em afinação com princípios didático-pedagógicos que não são uniformes e que têm variações a depender do perfil do monitor e, especialmente, dos alunos”.

“Em linhas gerais, nas aulas, são seguidos princípios da pedagogia crítica e pedagogia decolonial, buscando sempre acionar conhecimentos prévios dos discentes, articular as aulas à realidade sociocultural dos aprendizes e promover interações para fins de ampliação de competências, entre as quais, a comunicativa e a intercultural”, informou o pró-reitor.

Nas aulas, são usados recursos diversificados, incluindo livros didáticos, produções multimodais e materiais que são produzidos pelos próprios discentes, como portfólios, apresentações, composições escritas etc., uma vez que o programa privilegia a autonomia e a coautoria na aprendizagem.

 

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