Início >> Ufba Em Pauta >> Assinada Carta de Salvador que promove a defesa da universidade pública

Assinada Carta de Salvador que promove a defesa da universidade pública

UFBA, UNILA, UNILAB, UNEB e FoMerco assinaram a carta

Na quarta-feira (27), antes da solenidade de abertura do XVI Congresso Internacional do Fórum Universitário Mercosul (FoMerco), o reitor em exercício da UFBA, Paulo Miguez, e os reitores Gustavo Vieira, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Anastácio Souza, da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), e José de Carvalho, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e o presidente da FoMerco, José Renato Martins, assinaram a Carta de Salvador, um manifesto em prol da universidade pública, em especial das instituições de ensino superior com vocação internacional, que estão fortemente ameaçadas no cenário atual. A carta destaca a preocupação com as restrições orçamentárias que ameaçam o ensino público superior já que, “após uma década de contínuo crescimento, o número de estudantes que ingressaram nas universidades públicas brasileiras caiu pela primeira vez em 2016”.

Confira a Carta de Salvador na íntegra.

O Fórum Universitário Mercosul é voltado para a temática da cooperação e integração internacional dos países do Mercosul, da América do Sul e da América Latina. A programação do Congresso segue até o dia 29/09, no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC/UFBA).  Mais informações: http://www.congresso2017.fomerco.com.br