Início >> Ufba Em Pauta >> Ato na UFBA reafirma luta em defesa da educação pública de qualidade

Ato na UFBA reafirma luta em defesa da educação pública de qualidade

A UFBA não pede socorro, luta, declarou o reitor

Na manhã desta segunda-feira (25/05), o Ato Público em Defesa da Educação e da Universidade Pública, realizado por iniciativa da Universidade Federal da Bahia, reuniu os mais diversos segmentos da sociedade no Salão Nobre da Reitoria que ficou completamente lotado. Na abertura do evento, o Madrigal da Universidade protagonizou um belo momento ao entoar o Hino Nacional.

O ato foi marcado pelo clima de união em torno da causa e a disposição de lutar contra os cortes anunciados no orçamento destinado à educação e às universidades federais. O reitor João Carlos Salles fez questão de ressaltar que a iniciativa não se trata de um pedido de socorro, mas representa a luta que deve ser enfrentada pela universidade com a participação de todos em defesa da educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva.

Participaram do evento Pró-reitores, diretores de unidades, representantes sindicais, professores, estudantes e personalidades como o professor Roberto Santos, que foi reitor da UFBA entre 1967 e 1971, e Iracema Velloso, reitora da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Também estiveram presentes políticos que têm a sua trajetória ligada à universidade. Entre eles Hilton Coelho (PSOL), vereador e ex-aluno da UFBA; Jorge Solla (PT), deputado federal e professor da UFBA; Aladilce Souza (PCdoB), vereadora e professora da UFBA; Alice Portugal (PCdoB), deputada federal e servidora da UFBA; e Lídice da Mata (PSB), senadora e ex-aluna da UFBA.

Foram muitas as falas que questionaram as recentes medidas de contingenciamento de recursos para a Educação. A deputada federal Alice Portugal ressaltou que a UFBA é a mais importante instituição federal de ensino do estado e a matriz no projeto de criação de outras universidades no interior da Bahia.  Para o vereador Hilton Coelho: “em vez de rever gastos com a Universidade, é preciso rever a opção pelo superávit”. A crise econômica que atinge o país não pode ser colocada na conta da universidade. O ato promovido pela UFBA contou com o apoio das entidades representantes dos professores, técnicos administrativos e estudantes – APUB, ASSUFBA e DCE, respectivamente.