Início >> Ufba Em Pauta >> Aula inaugural do semestre acadêmico terá tradução para Libras

Aula inaugural do semestre acadêmico terá tradução para Libras

Ação visa inclusão do aluno com necessidades especiais

A aula inaugural do semestre acadêmico que será realizada nesta quarta-feira (13/01), às 18 horas, na Reitoria da UFBA, com transmissão ao vivio através do link http://aovivo.ufba.br/aulainaugural, terá tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A aula terá como tema "Epidemia de Microcefalia no Brasil" e será ministrada pelos pesquisadores Celina Maria Turchi Martelli, da Fiocruz de Pernambuco, e Ricardo Ximenes, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A tradução através da Libras permitirá que pessoas surdas ou com algum grau de surdez possam acompanhar o conteúdo da aula em tempo real, em uma iniciativa do Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais (NAPE) da Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE). Os interpretes são Ronaldo Freitas e Valney Silva, servidores técnico-administrativos da UFBA, com certificação nacional pelo Prolibras.

O NAPE foi criado para implementação de políticas de acessibilidade à educação superior de pessoas com Necessidades Especiais, prioritariamente aquelas com deficiência, em conformidade com as ações das Secretarias de Educação Especial e de Educação Superior do Ministério da Educação - MEC. Entre as ações do setor estão o apoio à inclusão do aluno com Necessidades Especiais na universidade, em todos os espaços e contextos, e o assessoramento técnico-pedagógico aos professores e coordenadores de cursos da universidade.