Início >> Ufba Em Pauta >> Balé Teatro Castro Alves apresenta coreografia na Escola de Dança

Balé Teatro Castro Alves apresenta coreografia na Escola de Dança

Processo de criação do espetáculo será tema do encontro

A próxima edição do Projeto Conversas Plugadas, com a participação do coreógrafo Tuca Pinheiro e da professora Carmen Paternostro, vai acontecer nesta terça-feira (07/04), às 10h, na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. O bate-papo com os dois convidados abordará a dramaturgia e o processo de criação do espetáculo Agô, Arerê! Por favor não aperte o mamão, o trabalho mais recente do Balé Teatro Castro Alves - BTCA.

O espetáculo, que estreou no fim de 2014, leva aos palcos as belezas e as contradições da cidade de Salvador, com a direção coreográfica assinada por Tuca Pinheiro em parceria com Carmen Paternostro. A coreografia retrata a cidade ao se inspirar livremente na visão de dois artistas: o cantor e compositor Dorival Caymmi (1994-2008) e o artista plástico Miguel Rio Branco (1946). O carnaval, as feiras, o sincretismo religioso, os terreiros e a importância da vanguarda cultural dos anos 50 são elementos que foram incorporados no processo criativo da companhia. A trilha sonora foi criada especialmente pelo cantor Gerônimo Santana.

Para celebrar o mês da dança, o Balé do Teatro Castro Alves fará uma série de apresentações durante todo o mês de abril, com exibições em diversos espaços culturais da cidade. Uma apresentação de 20 minutos da nova coreografia está programada para o encontro que será realizado amanhã na Escola de Dança da UFBA.

Confira a agenda do BTCA em abril:

DIA 07

PROJETO CONVERSAS PLUGADAS – TUCA PINHEIRO E CARMEN PATERNOSTRO

Local: Escola de Dança da UFBA (Rua Barão de Jeremoabo – Campus de Ondina).

DIA 12

DOMINGO NO TCA: “AGÔ, ARERÊ! POR FAVOR, NÃO APERTE O MAMÃO”

Local: Sala Principal do Teatro Castro Alves.

Ingressos: R$ 1,00/R$ 0,50

Vendas: Somente no dia, a partir de 9h, com acesso imediato do público.

DIA 13

PROJETO CONVERSAS PLUGADAS – INTEGRANTES DO BTCA

Local: Escola de Dança da FUNCEB (Rua da Oração, nº 1, Pelourinho)

Horário: 18h30

DIAS 17 E 18

BTCA EM CAMAÇARI: “AGÔ, ARERÊ! POR FAVOR, NÃO APERTE O MAMÃO”

Local: Teatro Cidade do Saber, Rua do Telégrafo, S/N, bairro do Natal.

Horário: 19h, no dia 17/4 (sexta); e 20h, no dia 18/4 (sábado).

Ingressos: R$ 2

DIA 22

PROJETO SOLAR BOA DANÇA

Local: Solar Boa Vista – Rua do Trovador, nº 27, Engenho Velho de Brotas.

PARTICIPAÇÃO GRATUITA

Inscrições: no site www.blogdosolar.wordpress.com ou no Solar Boa Vista a partir do dia 06/04.

DIAS 29 E 30

BTCA EM PLATAFORMA: “AGÔ, ARERÊ! POR FAVOR, NÃO APERTE O MAMÃO”

Local: Centro Cultural Plataforma – Praça São Braz, s/n, Plataforma.

Horário: 20h, no dia 29/4 (quarta); e 19h, no dia 30/4 (quinta).

ENTRADA GRATUITA