Início >> Ufba Em Pauta >> Campanha "UFBA vai à HEMOBA" incentiva a doação de sangue

Campanha "UFBA vai à HEMOBA" incentiva a doação de sangue

Ação solidária é promovida junto à comunidade

A Campanha: "UFBA vai à HEMOBA", desenvolvida pelo Diretório Central das e dos Estudantes (DCE UFBA), o Fórum Acadêmico de Saúde (FAS-UFBA) e a Atlética Federal da Faculdade de Direito, em parceria com o HEMOBA, convida os estudantes, professores, corpo técnico-administrativo e também terceirizado para participação desta campanha para a doação sangue.

A iniciativa é fruto da compreensão de que a coleta de sangue, ainda hoje, representa um grande desafio diário, pois o número de pessoas que praticam voluntariamente esse gesto de doação é insuficiente para o abastecimento dos hemocentros no país. Para participar, bastará apenas se identificar enquanto doador(a) voluntário(a) e informar o código da Campanha: #‎UFBAVAI À HEMOBA – 0091 para se cadastrar e realizar a doação entre os dias 18 a 23 de janeiro.

Qualquer pessoa com idade entre 18 e 60 anos pode doar sangue. No caso de menores, é necessário o consentimento dos responsáveis e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. É imprescindível apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional (NÃO vale SalvadorCard!).

Além disso, é preciso pesar no mínimo 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O doador deve estar descansada(o), não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, não estar de jejum e, no caso de fumantes, evitar o cigarro duas horas antes da doação. A doação é 100% voluntária e beneficia qualquer pessoa independente de parentesco.

O HEMOBA se localiza ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), na Av. Vasco da Gama, e funciona de segunda a sexta-feira – das 07h30 às 18h30; e no sábado – das 07h30 às 12h30. Conheça um pouco mais deste ato de cidadania visitando o site da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (HEMOBA): http://www.saude.ba.gov.br/hemoba/