Início >> Ufba Em Pauta >> Crônicas de Paulo Costa Lima sobre composição viram livro

Crônicas de Paulo Costa Lima sobre composição viram livro

Música e composição vão além daquilo que soa, diz Lima

 

No dia 5 de novembro, a partir das 17h30, haverá o lançamento do livro Música popular e adjacências..., da autoria do Professor Paulo Costa Lima, docente e pesquisador da Escola de Música da UFBA. A publicação, da Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) será lançada durante o Lançamento Coletivo da Edufba, que acontecerá na Reitoria da UFBA.
Composição é mais do que música? Mais do que simplesmente aquilo que se ouve? Ou a música é que engloba tudo, inclusive as vicissitudes de sua criação? Música e composição vão além daquilo que soa, e vibram na direção do que se pensa, do que se imagina e do que se fala. Envolvem, portanto, um mais-ouvir, surgindo daí o compromisso com o imaginário e a responsabilidade com o discurso.
As crônicas e ensaios apresentados em Música popular e adjacências surgiram dessa consciência, e especialmente da teimosia na combinação de traços e temas aparentemente opostos – leveza e incursão analítica, popular e erudito, formalismo e referencialismo, o cotidiano e o susto. Dessa forma, celebra uma abertura de diálogo com um novo público, encontrando agora uma moldura em livro. Em foco, de forma especial, algumas canções brasileiras, buscando identificar caminhos e processos de construção composicional, mostrando que o terreno é fértil, e menos visitado do que deveria ser, especialmente agora que a complexidade das hierarquias não mais precisa das fronteiras de ontem, e nem mesmo de fixar receitas de complexidade.