Início >> Ufba Em Pauta >> Curso de Percussão da Escola de Música prepara audição

Curso de Percussão da Escola de Música prepara audição

Atividade é coordenada pelo Profº. Jorge Sacramento

Será realizada nesta sexta-feira (17/10), às 14 horas, audição dos alunos do Grupo de Percussão da Escola de Música da UFBA, com a coordenação do Prof. Jorge Sacramento (foto). O evento é aberto ao público e está programado para acontecer na sala 102 da Escola de Música/Canela, que tem capacidade para 40 pessoas. Na programação, 13 músicos integrantes do grupo apresentarão solos dos instrumentos percussivos Marimba, Vibrafone e Caixa Clara. Durante aproximadamente três horas o público poderá apreciar muita música de qualidade.

Grupo de Percussão da UFBA

O Grupo de Percussão da UFBA surgiu na década de sessenta, nos festivais da Semana Santa que aconteciam todos os anos, formado por professores da Escola de Música que tocavam composições novas da época. Atualmente o Grupo de Percussão é coordenado por Jorge Sacramento, professor da UFBA, percussionista da OSBA e do Grupo Janela Brasileira, com  larga experiência na música popular, onde já acompanhou artista como: Guida Moira; Clara Guimel; Carlos; Confraria da Bazófia entre outros.

O trabalho do grupo é voltado para experimentar composições e adaptações em instrumento como: Marimba, Vibrafone, Xilofone, Tímpanos, Caixa Clara, Bombo, Tom-Toms, Pratos, Triângulo, entre outros. Vencedor do Troféu Caymmi 2003/2004 na categoria especial, com o show tributo a Pixinguinha, o Grupo de Percussão da UFBA imprime uma novidade metodológica na área musical, trilhando caminhos pedagógicos que colocam em prática novas idéias para estimular e motivar os estudantes ao aprendizado da percussão.