Início >> Ufba Em Pauta >> Dez tendas em sistema “drive-thru” já estão vacinando no Campus de Ondina da UFBA

.

Dez tendas de vacinação contra o Covid-19, no sistema “drive-thru”, foram instaladas no campus de Ondina (estacionamento da Escola de Matemática) da Universidade Federal da Bahia. A universidade atendeu imediatamente ao pedido da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS), em um momento quando a pandemia do novo coronavírus já matou mais de 250 mil pessoas, cedendo espaço para a instalação dos postos de imunização, sob a coordenação do distrito Sanitário Barra-Rio Vermelho, visando a desafogar 5º Centro dos Barris-Clementino Fraga. Os trabalhos de iluminação, instalações elétricas e levantamento das tendas foram realizadas pela SUMAI/UFBA.

Segundo informação da coordenadora do Distrito Sanitário Barra-Rio Vermelho da SMS, o atendimento será de domingo a domingo, das 8 às 17:00. Este ponto, de início, só atenderá idosos, tendo iniciado hoje vacinando pessoas com 79 anos ou mais, continuando na mesma faixa etária amanhã. Das dez tendas instaladas nesse início, somente cinco estão funcionando. Espaços do Pavilhão de Aulas da Federação I foram destinados a apoio à equipe de vacinação.

Empenhada na luta pela vacinação em massa, como única maneira de deter a pandemia, a UFBA valida assim o seu compromisso e função social enquanto universidade pública, gratuita, de qualidade e inclusão social. Desde o início da pandemia a entidade tem participado de diversas ações desta natureza. A recente adesão à campanha “Todos pelas vacinas”, junto com a Universidade Federal do Recôncavo Baiano, é prova inconteste disto.

Ultrafreezers

A UFBA já informou às autoridades de saúde que possui oito ultrafreezers em condições de atender à estocagem de vacinas, quando for necessário. São todos equipamentos verticais, podendo chegar até a – 85°C, com capacidades de armazenamento que vão de 330L a 572L, cada. Seis desses ultrafreezers estão instalados no Laboratório de Imunologia do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) e os outros dois aparelhos estão no Instituto de Biologia.

Informações aos servidores

A Pró Reitoria de Desenvolviamento de pessoas (PRODEP)  está acompanhando todas as etapas de vacinação, postando no seu site https://prodep.ufba.br/ as tabelas atualizadas com datas e grupos a serem vacinados, bem como informando aos servidores por e-mail. Logo que a imunização começou, uma comunicação foi encaminhada pela PRODEP aos servidores ativos e aposentados da UFBA, com todas as informações sobre a vacinação. Do mesmo modo, esta mesma iniciativa foi adotada nos campi de Vitória da Conquista e em Camaçari, sempre em acordo com as informações das prefeituras dos respectivos municípios.