Início >> Ufba Em Pauta >> Doação de terreno para campus universitário da UFBA em Camaçari será realizada nesta terça-feira

Doação de terreno para campus universitário da UFBA em Camaçari será realizada nesta terça-feira

Instituto atualmente está sediado no prédio da Cidade do Saber, espaço cedido pela Prefeitura de Camaçari
.

O ato simbólico de assinatura do Projeto de Lei Nº 1057/2021 da prefeitura de Camaçari para doação de dois terrenos à UFBA será realizado no auditório da prefeitura de Camaçari, nesta terça-feira, 11 de janeiro, às 10h. Ambas as áreas somam mais de 147 mil metros quadrados e irão sediar o campus universitário da UFBA em Camaçari, em caráter definitivo.

O local abrigará o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI), embrião do campus de Camaçari, que iniciou suas atividades em setembro de 2018. Atualmente, o Instituto tem sede temporária nas dependências do complexo da Cidade do Saber, espaço cedido pela Prefeitura de Camaçari, onde ocupa dois andares para o desenvolvimento das atividades.

A cerimônia, restrita a poucas pessoas em razão da pandemia, terá a participação do reitor João Carlos Salles, do vice-reitor Paulo Miguez, do prefeito da cidade, Elinaldo Araújo, do deputado federal Paulo Azi, da diretora do Instituto, Maiana Matos, do secretário de educação e de vereadores do município.

Para a diretora Maiana Matos, o ICTI possibilita “um maior acesso a educação superior gratuita e de qualidade numa instituição comprometida com o ensino, a extensão, a pesquisa”. Em sua visão, a consolidação da sede definitiva do Instituto “representa desenvolvimento para o município, pois auxilia na redução da desigualdade. Além de fortalecer o movimento de expansão e interiorização da universidade”.

 

Projeto político-pedagógico do Instituto

O projeto político-pedagógico do Instituto segue o modelo de formação por ciclos já adotado pela UFBA para os bacharelados interdisciplinares (BI). No ciclo inicial, os estudantes cursam o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação, com ciclo de 3 anos (6 semestres). São 100 vagas anuais, preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

Ainda neste ano, espera-se oferecer duas áreas de concentração no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação: Ciências de Dados e Estudos da Engenharia. A partir de 2023, há a previsão de oferta dos cursos de Progressão Linear da área da Engenharia, que irão compor o segundo ciclo do Instituto. Entre eles, a criação dos cursos de engenharia de produção, engenharia elétrica e engenharia mecânica. Já se encontra em fase final de conclusão o projeto pedagógico do curso de engenharia de produção, com oferta de 40 vagas, que está sendo elaborado por docentes e a pedagoga do ICTI com apoio de docentes da Escola Politécnica e do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), além de suporte do Núcleo de Currículos da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd).