Início >> Ufba Em Pauta >> Doutorado multiinstitucional apresenta primeira tese

Doutorado multiinstitucional apresenta primeira tese

Estudo aponta atividades de compreensão de software


 

O Colegiado do curso de Ciência da Computação da UFBA realiza no dia 17 de maio a primeira defesa de tese do Programa Multiinstitucional de Pós-Graduação em Ciência da Computação, UFBA-Unifacs-UEFS. O trabalho “SourceMiner: um ambiente integrado para visualização multiperspectiva de software”, do doutorando Glauco de Figueiredo Carneiro, será avaliado pela banca formada pelos professores Manoel Gomes de Mendonça Neto (orientador), Christina von Flach Garcia Chávez (DMCC-UFBA), Joberto Sérgio Barbosa Martins (DMCC-Unifacs), Guilherme Horta Travassos (COPPE-UFRJ) e José Carlos Maldonado (ICMC-USP). A sessão de defesa está marcada para o Auditório João Gonçalves, do PAF I.

Segundo a tese de Glauco, “atividades de compreensão têm papel importante em engenharia de software. A leitura e a busca de informações no código fonte não é uma atividade trivial e requer esforço significativo em sistemas de médio e grande porte. Atualmente, apesar da maioria dos ambientes de desenvolvimento de software (ADS) oferecer apoio às atividades de compreensão, eles ainda não adotaram plenamente técnicas e recursos de visualização para tal finalidade. Esta é uma limitação significativa dado que o ser humano tem maior capacidade para obter informação através da visão do que todos os outros sentidos combinados. Além disso, as próprias técnicas de visualização de software ainda não adotaram recursos de interação e coordenação já consolidados na área de visualização de informação”.

O autor, assim, “propõe um ambiente interativo baseado em múltiplas visões chamado SourceMiner, desenvolvido como um plug-in da ADS Eclipse, para apoiar as atividades de compreensão de software. O SourceMiner traz novos recursos e técnicas para a área de visualização de software. O principal destes é o uso de múltiplas visões, já adotadas em visualização de informação e compatibilizadas para visualização de software através do conceito de perspectivas. O ambiente também utiliza mecanismos de coordenação entre as visões, zoom semântico e filtros interativos. O SourceMiner é um ambiente expansível no qual é possível incluir novas visões. Além disso, ele possui recursos de monitoramento de atividades a partir dos quais podem ser realizados estudos para a análise do perfil de uso do ADS e das funcionalidades oferecidas pelo próprio plug-in. A utilização integrada destes recursos é uma contribuição nova para a área de visualização de software”.

De acordo com o doutorando, “foram realizados seis estudos experimentais para validar o uso do SourceMiner em atividades de compreensão de software. Os resultados indicam que o SourceMiner pode ser utilizado para apoiar a construção de modelos mentais que se adéquam às necessidades de compreensão daqueles que lidam tanto com atividades de desenvolvimento como de manutenção de software”.