Início >> Ufba Em Pauta >> Edital de professor visitante seleciona mais 30 docentes e supera 150 contratados em 6 anos

.

A UFBA selecionou mais 30 professores visitantes brasileiros e estrangeiros para atuar em seus programas de pós-graduação a partir do próximo semestre letivo, com contrato de, no mínimo, 1 ano. Com essa seleção, a UFBA chegará a 157 professores visitantes contratados desde a primeira edição do edital, lançada em 2017.

A política de contratação de professores visitantes foi criada com o objetivo de atrair para a UFBA docentes nacionais e estrangeiros com alta produção científica e experiência de docência e orientação acumulada, que possam contribuir para o desenvolvimento da pesquisa, oxigenando a participação da Universidade nas principais redes de colaboração dentro e fora do país.

A seleção beneficia 30 programas de pós-graduação da UFBA. Ao todo, dos 30 novos selecionados, 14 são estrangeiros e 16 são brasileiros - somados aos 127 já contratados desde 2017, o total em seis anos chegará a 74 docentes de outros países e 83 nacionais de diversas partes do país.

O comitê de seleção foi composto por um grupo interinstitucional de sete docentes com alta experiência em avaliação, pesquisa e atividades de pós-graduação: os professores Antonio Virgílio Bittencourt (UFBA), Célia Regina Granhen Tavares (UEM), Debora Foguel (UFRJ), Antonio Edmilson Paschoal (UFPR), Leilson Bezerra (UFCG), Leonardo Sena Gomes Teixeira (UFBA) e Ronaldo Oliveira (assessor adjunto para Assuntos Internacionais da UFBA e presidente do comitê). Foram analisados dados de 83 candidatos inscritos e previamente indicados pelos programas de pós-graduação da UFBA interessados, que enviaram pareceres ao comitê após a realização de seleções internas, conforme orientado pelo edital.

Presidente do comitê desde a primeira seleção, em 2017, o professor Ronaldo Oliveira enaltece o sucesso dessa iniciativa da UFBA, que vem inspirando ações semelhantes em outras universidades brasileiras. "Fico honrado por esse trabalho, que certamente deixará um legado importante à Universidade", afirma.

Confira aqui a lista de selecionados.

*Foto: Educação foto criado por standret - br.freepik.com