Início >> Ufba Em Pauta >> EMUS promove encontro internacional de Educação Musical

EMUS promove encontro internacional de Educação Musical

Glenn Schellenberg é o principal convidado ao evento

O Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA (PPGMUS) está organizando o IV Encontro Internacional de Educação Musical, desta vez com a temática "Música e cognição". O encontro será realizado no dia 25 de abril e terá como convidado principal o professor canadense Glenn Schellenberg. Sua área de pesquisa primária concentra-se em questões de desenvolvimento cognitivo no domínio auditivo. Tem especial interesse na percepção da música e da cognição sobre as influências recíprocas entre os processos psicológicos básicos e as estruturas musicais. Também tem interesse nos aspectos cognitivos (não musicais) decorrentes de aulas formais de música. Algumas de suas pesquisas têm foco em populações especiais, como crianças com deficiência auditiva e implantes cocleares.

De acordo com a programação do evento, o Salão Nobre da Reitoria da UFBA abrigará, às 8h, a palestra de Glenn Schellenberg, intitulada “Does music make you smarter?”, e, às 10h15, a da pesquisadora francesa Adeline Stervinou, sobre "A percepção temporal dos sons musicais pelos adolescentes músicos e não músicos". Ela é doutoranda em música pela Universidade de Toulouse II le Miral (França), Centro Interdisciplinar de Ciência da Linguagem e da Cognição Jacques-Lordat e Laboratório de Letras, Linguagens e Arte LLA Creatis. À tarde, das 14 às 17h, acontece na Escola de Música (EMUS) um fórum especial com apresentação dos trabalhos inscritos, sob a moderação da Profa. Diana Santiago.