Início >> Ufba Em Pauta >> Escola de Belas Artes faz homenagem ao prof. Fernando Pinto

Escola de Belas Artes faz homenagem ao prof. Fernando Pinto

Professor atuou no Departamento de Desenho e Escultura

Nesta quarta-feira (09/12), às 17h, no hall da Escola de Belas Artes (EBA/UFBA), o projeto “Painel Artista em Destaque”, coordenado pela prof.ª Nanci Novais, fará uma homenagem ao prof. Fernando da Silva Freitas Pinto, recém aposentado depois de 20 anos de trabalho e dedicação como professor e nos vários cargos administrativos que exerceu em sua trajetória na EBA. A mostra tem curadoria do professor Juarez Paraiso.

O “Painel Artista em Destaque” é uma Atividade Permanente de Extensão da Escola de Belas Artes, desde 1987, quando foi criado na gestão da prof.ª Marcia Magno. Durante esses anos teve como coordenadores o professor Juarez Paraiso e o professor Fernando Pinto. Atualmente a atividade é coordenada pela prof.ª Nanci Novais, que vem dando continuidade às propostas já realizadas, além de atribuir uma nova intenção ao projeto, que na sua fase atual terá como foco exclusivo, até dezembro de 2017, o aniversário de 140 anos da EBA, com a realização de homenagens aos muitos professores-artistas-pesquisadores que passaram pela Escola, deixando suas valiosas contribuições para o crescimento e fortalecimento da atuação ininterrupta da Escola de Belas Artes, nos muitos anos de comprometimento com a formação de profissionais da arte.

Sobre o artista

O artista plástico e professor Fernando Freitas Pinto ingressou na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia em 1993, quando foi aprovado em 1º lugar por duas vezes consecutivas, ao concorrer à vaga no Departamento de Desenho e Escultura. Foi responsável pela regência das disciplinas Metodologia Visual, Expressão Tridimensional lll, Desenho VI (Arte Mural), Desenho I, II, III, e IV, atendendo aos cursos de Artes Plásticas, Licenciatura em Desenho, Desenho Industrial / Programação Visual, Curso Superior de Decoração e Arquitetura.

O docente também exerceu suas atividades como chefe de departamento, procurando estimular atividades de pesquisa e extensão, e também prestou assessoria aos diretores Juarez Paraíso, Maria das Graças Ramos e Maria Celeste Wanner, além de período em que atuou como Diretor e Vice-diretor substituto da EBA/UFBA, bem como junto ao Conselho e Câmara de Graduação e Reitoria

A experiência da pesquisa como professor caminhou paralelo ao do artista com dezenas de exposições coletivas, algumas individuais e no exercício quase diário da pesquisa em arte em atelier e laboratório de experimentação de novos materiais.