Início >> Ufba Em Pauta >> Escola de Dança promove jam sessions às quintas-feiras

Escola de Dança promove jam sessions às quintas-feiras

Cena de " Intenso", de Patrícia Leal

O Teatro do Movimento da Escola de Dança da UFBA apresenta nesta quinta-feira (26), às 14h30, o projeto de extensão “Jam session: momento cênico em movimento”, coordenado pela Profa. Patrícia Leal. A participação de interessados é inteiramente grátis. O projeto tem por objetivo pesquisar a improvisação em sua potencialidade integradora entre interpretação e criação através da realização de “jam sessions” (encontros de improvisação). O foco do projeto está no exercício cênico criativo e na compreensão das exigências técnicas da improvisação para o momento da cena. A iniciativa permite a realização e apresentações públicas de “jam sessions” promovendo a pesquisa em improvisação e a apreciação estética, ou seja, o público pode participar atuando (bailarinos, atores...) ou simplesmente assistindo ao evento, que ocorrerá sempre na última quinta-feira de cada mês.

Patrícia Leal é artista, pesquisadora e docente. É diretora do “EnOutros”, projeto de pesquisa e criação em dança que culminou no desenvolvimento dos espetáculos “EnOutros” e “Silêncio” (1998/00), “Limites” (2001/2), “Se as paredes tivessem sentidos” (2003/4), "Amargo Perfume" (2005), "Intenso" (2007) e "Variações sobre Chocolates" (2008). Professora da Escola de Dança da UFBA, obteve doutorado e mestrado pelo Instituto de Artes da Unicamp, onde também desenvolveu atividades docentes. Possui publicações nos Cadernos de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Unicamp, Anais de Congressos, páginas na Internet, etc. É autora do livro “Respiração e expressividade: práticas corporais fundamentadas em Graham e Laban”, publicado pela Editora Annablume e Fapesp.