Início >> Ufba Em Pauta >> Estudantes da Faculdade de Direito da UFBA ganham prêmio em evento internacional

Projeto que visa a proteção coletiva dos consumidores

Estudantes de graduação da Faculdade de Direito da UFBA que fazem parte do projeto ABDECON (Associação Baiana de Defesa do Consumidor) foram premiados durante a 16ª Conferência da Academia Internacional de Direito do Consumidor, realizada entre os dias 16 e 20 de julho, em Porto Alegre/RS.

O projeto, que visa a proteção coletiva dos consumidores baianos, foi premiado como “Entidade de destaque e relevância social” pelo Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (BRASILCON), durante a cerimônia de encerramento do evento.

O diretor da Faculdade de Direito, professor Celso Castro, explica que a Associação foi criada a partir de um projeto de extensão, coordenado pela professora Joseane Suzarte, de modo a permitir que fossem ajuizadas ações em defesa da coletividade nas relações de consumo, como no caso de propagandas enganosas e de planos de saúde em que os consumidores não têm as suas garantias atendidas. “O caso mais tormentoso é dos planos de saúde que propõem aumentos abusivos de mensalidades”, denuncia.

Nas palavras do presidente da instituição, Muriel Silva, “esta premiação é um reconhecimento de todo esforço que os estudantes da UFBA vêm realizando para que a Universidade seja cada vez mais um espaço de referência à sociedade por meio de atitudes que dêem retorno concreto à mesma”.

A ABDECON funciona na Faculdade de Direito da UFBA e realiza plantões de atendimento à população de questões coletivas de segundas a sexta, pelas manhãs, tardes e noites. Mais informações podem ser obtidas através de site www.abdecon.com.br ou do e-mail contato@abdecon.com.br .