Início >> Ufba Em Pauta >> Estudantes lamentam a morte de Felipe Doss em reunião do Consuni

Estudantes lamentam a morte de Felipe Doss em reunião do Consuni

O sepultamento será às 16h, no Campo Santo
 
A representante estudantil no Consuni Lorena Brandão leu ontem, durante a sessão ordinária do conselho, mensagem de pesar pela perda do estudante Felipe Doss, ocorrida no dia 09 de novembro. Os conselheiros também se manifestaram, lamentando o fato, que abalou toda a comunidade universitária.
A seguir, a íntegra da mensagem:
 
Perdemos um amigo. Amado e admirado por nós e por qualquer um que já esteve à sua volta. 
A violência brutal de nossa sociedade, muito mais brutal para uns do que para outros, levou de nós alguém que sempre foi o exemplo mais preciso de coragem.
Sentiremos eternamente a ausência que Doss nos deixa. E sentiremos também para sempre a força que ele nos ensinou a ter para lutar por um mundo onde o amor seja apenas motivo de felicidade, não de ódio. E onde a negritude seja expressão mais plena da vida e da igualdade em direitos, não do genocídio ou da injustiça.
Nesse momento é preciso dedicar todas as energias para dar o máximo de conforto possível aos amigos e familiares que choram, especialmente a Dona Fátima e Seu José, mãe e pai de Felipe. As dificuldades da vida já são grandes demais para a maior parte de nosso povo, e não deve haver dor mais triste do que perder um filho.
Além disso, é preciso também lembrar. Lembrar que a tristeza que sentimos é efeito direto de uma realidade que precisa ser permanentemente combatida e transformada. Por isso, até vencermos, jamais descansaremos.
Fique em paz, amigo. E esteja sempre por perto.
Felipe Doss vive.
 
Direção Estadual da Esquerda Popular Socialista
 
Nota da Universidade Federal da Bahia

A UFBA lamenta profundamente a morte de Felipe dos Santos Silva, 26 anos, ocorrida na quinta-feira, 9 de novembro. Estudante de Geografia, com intensa participação na vida universitária e no movimento estudantil, ele era conhecido por todos como Felipe Doss, e seu trágico desaparecimento é fruto direto da violência social que se espraia na sociedade brasileira, eliminando vidas, talentos e sonhos.  Felipe foi baleado durante um assalto no bairro em que residia em Salvador, na região do Parque São Brás, bairro da Federação. Entre outras atividades, o estudante era membro do coletivo Quilombo, participou da coordenação do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e atuou como representante discente no Conselho Universitário da UFBA (Consuni). A UFBA se solidariza com a dor da família de Felipe Doss.