Início >> Ufba Em Pauta >> Evento internacional sobre Dança Afro reúne pesquisadores e mestres de percussão

Oficinas acontecerão na Escola de Dança

De 11 a 29 de janeiro, o projeto Dança Afro: Corpo, Ritmo e Ritual em Estudo realiza uma série de oficinas gratuitas no Teatro Experimental da Escola de Dança da UFBA – campus de Ondina. Idealizado pela dançarina de Mandinke (tradição do oeste da África) e terapeuta alemã Stephanie Bangoura, o projeto reunirá pesquisadores, professores e mestres de percussão da Alemanha, África, Brasil e Argentina.

A abordagem teórica e prática do projeto gira em torno de discussões sobre como traduzir as danças africanas para a sala de aula, revitalizando seus fundamentos voltados para os aspectos sociais, ritualísticos e terapêuticos e contribuindo na descolonização das danças africanas – que hoje são praticadas, em sua maioria, em shows folclóricos ou em academias de fitness.

Uma das atrações do evento será o grupo afro-alemão Bangoura Group, que apresenta em seu trabalho momentos referenciados em mitos e arquétipos, exercícios de percussão corporal, dinâmicas com voz e canto, rodas de conversa e feedback. O projeto contará com a participação especial de dois mestres africanos – Mohamed Sylla (Guine Conakry) e Dramane Daho (Burkina Faso).

Os músicos e a música ao vivo têm importância central nesse processo, interagindo a todo momento com os participantes, potencializando a energia criativa, propondo desafios e motivando a coragem e a singularidade de cada pessoa dentro do grupo. Todo o processo de aprendizagem será registrado em um DVD.

As aulas começam nesta segunda-feira (11/01), às 15 horas, num ritual performático interativo com a participação dos alunos de Stephanie Bangoura, Mohamed Sylla (Guine Conakry), Verônica de Moraes (Minas Gerais), Kinho Santos (Bahia), Jorgina Oliva (Argentina) e convidados. Para mais detalhes e inscrições, acesse o site www.dancaafro.com.