Início >> Ufba Em Pauta >> Faculdade de Medicina sedia Seminário Internacional sobre Gestão de Sistemas de Saúde

O evento é promovido pela Rede InovarH/BA

Será realizado nos dias 22 e 23/10, no anfiteatro da Faculdade de Medicina da Bahia da UFBA (Terreiro de Jesus), o II Seminário Internacional de Gestão Contemporânea de Sistemas de Saúde: Qualidade, Acreditação e Segurança do Paciente em Debate. O evento é promovido pela Rede de Inovação e Aprendizagem em Gestão Hospitalar (Rede InovarH/BA) do Núcleo de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração e pela Faculdade de Medicina da UFBA.

Em sua segunda edição, o seminário tem como objetivo contribuir para a prevenção da infecção hospitalar no Estado da Bahia;  abordar  os problemas relativos à Qualidade, Acreditação Hospitalar e Segurança do Paciente; estimular o debate sobre os problemas nacionais e regionais como contexto indispensável à implantação de Políticas Públicas de Acreditação e Segurança do Paciente; promover o encontro e a troca de experiências nacionais e internacionais de sustentabilidade hospitalar entre profissionais de saúde, administradores hospitalares, pesquisadores, professores, associações científicas e órgãos do governo (Ministério da Saúde, OPAS, ANVISA e SESAB).

O evento vai reunir profissionais e pesquisadores internacionais do Centro Hospitalar Universitário  da Universidade de Nice Sophia Antipólis (França), Joint Commission International através do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA); nacionais (Hospital Sírio Libanês, Fundação Getúlio Vargas de SP, Hospital das Clínicas de Porto Alegre, Hospital da Criança José de Alencar de Brasília, Organização Pan Americana da Saúde – OPAS,  ANVISA e Organização Nacional de Acreditação –ONA) e hospitais de Salvador (Hospital Santa Izabel, Hospital São Rafael, Hospital do Subúrbio, Hospital Central Prof. Roberto Santos e Hospital Ana Nery).

Profissionais, professores universitários, gestores municipais e de hospitais públicos, filantrópicos e privados estarão reunidos na primeira Faculdade de Medicina do Brasil (Salvador/Ba), para discutir assuntos de grande importância para a sociedade e para os serviços   de saúde, a exemplo do controle das infecções hospitalares,  segurança do paciente, qualidade, acreditação hospitalar, direito a informação e a comunicação,  gerenciamento de resíduos hospitalares, energia e água. A programação completa do seminário e outras informações podem ser obtidas pelo site: www.iisighosp.adm.ufba.br.

Rede InovarH

A Rede de Inovação e Aprendizagem em Gestão Hospitalar (Rede InovarH) foi criada em 2006 pelo Ministério da Saúde, com apoio da Organização Pan Americana da Saúde (OPAS). Composta por Hospitais e Centros Educacionais de Referência, a Rede InovarH funciona na Universidade Federal da Bahia, atuando na capacitação permanente e difusão de boas práticas de atenção à saúde e gestão, junto a Hospitais do Estado

A Rede possui extensa capilaridade entre os hospitais do Estado da Bahia, Secretária Estadual da Saúde do Estado da Bahia e Secretarias Municipais do Estado da Bahia, atuando como instância de articulação institucional desenvolvendo ações que aproximam os serviços (hospitais, Secretarias Municipais de Saúde e Centros de Referência), as organizações públicas, a sociedade civil organizada (Conselho de Secretários Municipais de Saúde – COSEMS, Comissão Intergestores Bipartite - CIB, Conselhos Profissionais), Unidades da UFBA e outras Universidades.