Início >> Ufba Em Pauta >> Historiador e professor emérito da UFBA, Luís Henrique Dias Tavares comemora 90 anos

O aniversário foi celebrado com uma missa

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (25/01), na Igreja da Vitória, uma missa em ação de graças para comemorar o aniversário de 90 anos do historiador e professor Luís Henrique Dias Tavares. A cerimônia contou com a presença de familiares e amigos, entre os quais o reitor da UFBA João Carlos Salles.

Professor Emérito da Universidade Federal da Bahia, Luís Henrique Tavares é doutor em História do Brasil e carrega ainda diversos outros títulos, como sócio emérito do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, sócio emérito do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, sócio emérito da Academia Portuguesa da História e professor honoris causa da Universidade Estadual da Bahia. Atuou também como diretor do Arquivo Público da Bahia e membro do Conselho Estadual de Cultura da Bahia.

Ao longo de sua trajetória profissional, o professor publicou diversos livros, entre eles Historia da Bahia (1959), que teve uma excelente divulgação em sala de aula – sendo um texto aceito pela sua apresentação e pelo desenvolvimento dos acontecimentos históricos no estado; e o livro de crônicas com o título Moça Sozinha na Sala (1961), que reúne textos da época em que atuou como cronista no Jornal da Bahia, quando foi responsável por uma seção chamada “Cidade, Homens e Bichos”. Depois seguiram outros livros, inclusive três novelas. Uma delas condenava a Ditadura, outra falava sobre a amizade e o amor e, uma última, que condenava a exploração sexual infantil.

Foto: Raul Spinassé / Ag. A TARDE