Início >> Ufba Em Pauta >> Homenagem ao prof. Jailson Andrade destacou a sua dedicação e contribuição para a ciência

Homenagem ao prof. Jailson Andrade destacou a sua dedicação e contribuição para a ciência

Evento reuniu colegas e admiradores do professor

Foi realizada na sexta-feira (18/03), a solenidade de homenagem aos 40 anos de docência do professor Jailson Bittencourt de Andrade na Universidade Federal da Bahia. O evento, que aconteceu na Sala dos Conselhos da Reitoria, reuniu colegas, alunos, ex-alunos e amigos em comemoração à trajetória do professor do Instituto de Química (IQ-UFBA). A homenagem foi organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Química da UFBA e pela Sociedade Brasileira de Química – Regional Bahia

A importância do trabalho de Jailson Andrade foi destacada pela professora emérita e ex-reitora da UFBA, Eliane Azevedo. Ela recordou que o professor, nos seus 40 anos de carreira dedicados à Química, sempre atuou para o desenvolvimento da disciplina, incentivando jovens pesquisadores, identificando talentos e compartilhando o conhecimento adquirido. 

O reitor João Carlos Salles falou sobre a atuação de Jailson como pesquisador abnegado e empreendedor sempre pronto para o diálogo, demonstrando energia e poder de comando, mesmo nas condições mais adversas. Para o reitor, a sua importância institucional ultrapassou as barreiras do Instituto de Química. Salles fez questão de revelar a gratidão que tem em relação ao professor Jailson, que contribuiu decisivamente para a criação do programa de pós-graduação de Filosofia quando ele exerceu a função de Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação na UFBA.

Nas palavras do representante da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) –Regional Bahia, Mauricio Moraes Victor, o professor Jailson é uma referência nacional na área da Química e é imprescindível para a universidade, para a SBQ e a sociedade brasileira de uma forma geral. O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFBA, prof. Sílvio do Desterro Cunha, ressaltou o legado do homenageado como professor e pesquisador e a paixão com que ele sempre desempenhou as suas atividades. 

No discurso de agradecimento, o professor Jailson recordou alguns momentos de sua trajetória profissional, destacando a importância do planejamento e da paciência para a concretização de projetos. Citou, como exemplo, a realização do Congresso Mundial de Química que acontecerá no Brasil em 2017, fruto do trabalho desenvolvido ao longo dos anos que permitiu que o país sediasse o evento internacional. 

Durante a cerimônia, o professor recebeu uma placa comemorativa da primeira doutoranda formada pelo programa de pós-graduação do IQ-UFBA, que comentou sobre o apoio fundamental de Jailson Andrade para a conclusão a sua tese. O professor recebeu ainda outras duas placas comemorativas como parte das homenagens. Também marcaram presença a prof.ª. Tania Fischer, que falou em nome do prof. Celso Spínola – amigo pessoal do homenageado; e o prof. Pedro Afonso de Paula Pereira, do Departamento de Química Geral e Inorgânica do IQ-UFBA. Vários diretores de unidades de ensino e o vice-reitor da UFBA Paulo César Miguez estiveram presentes na ocasião. A cerimônia contou ainda com uma apresentação musical e um coquetel de confraternização para os convidados.