Início >> Ufba Em Pauta >> HUPES realiza acolhimento dos novos residentes médicos e multiprofissionais

HUPES realiza acolhimento dos novos residentes médicos e multiprofissionais

Solenidade de abertura de novas turmas será na Reitoria

Como parte das comemorações dos 70 anos da UFBA, o Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Complexo HUPES/UFBA/Ebserh), através da Gerencia de Ensino e Pesquisa (GEP), realizará nos dias 1º e 2 de março o acolhimento dos novos residentes, ingressantes em 2016, dos programas de Residência Médica e Residência Integrada Multiprofissional em Saúde. Este é o primeiro evento de acolhimento que reúne as duas residências. Ao todo, são mais de 162 residentes, sendo 139 residentes médicos e 23 residentes multiprofissionais, que passaram pelo processo seletivo através da Comissão Estadual de Residência Médica – CEREM/Bahia e da Comissão Estadual de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde – CEREMAPS/Bahia.

A solenidade de abertura das novas turmas de residentes no Complexo HUPES acontece na manhã da terça-feira (01/03), às 8h, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA. A cerimônia contará com as presenças do reitor João Carlos Sales, do superintendente do Complexo HUPES, Profº Antônio Carlos Lemos, da Gerente de Ensino e Pesquisa, Profª Lúcia Noblat, dos coordenadores dos programas de Residência Médica, Profº Roberto Badaró, e do Programa de Residência Multiprofissional, Profª Viviane Sarmento, entre outros convidados. Na oportunidade será realizada uma Conferência de abertura com o tema: “Dengue, Chikungunya, Zika e a Relação com a Microcefalia”, que será ministrada pelo professor Roberto Badaró, também atual Subsecretário de Saúde do Estado da Bahia.

Na tarde do dia 1º de março e no segundo dia (02/03), o evento será realizado no Anfiteatro do HUPES. Os residentes terão a oportunidade de conhecer sobre o funcionamento do Hospital e questões relacionadas ao atendimento, além de temas como ética, qualidade e segurança do paciente, legislação, regulação, segurança e prevenção de acidentes, gerenciamento de resíduos sólidos, direitos dos pacientes, suporte avançado de vida, políticas de prescrição de medicamentos, entre outros.

A professora Lúcia Noblat, gerente de ensino e pesquisa, destaca que as residências médicas e multiprofissionais do Complexo HUPES têm a importante missão de formar profissionais de excelência para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS). A Residência Multiprofissional destina-se à formação de profissionais graduados em enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social. O foco é a atuação em nível hospitalar com uma visão integral e hierarquizada da assistência, a partir da sua inserção nos três níveis de atenção à saúde.

 

*Com informações da ASCOM HUPES