Início >> Ufba Em Pauta >> Hupes recebe aparelho que pode substituir biopsia hepática

Hupes recebe aparelho que pode substituir biopsia hepática

Aparelho dá pioneirismo ao Hupes no Norte e Nordeste

O Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos/Hospital das Clínicas (Hupes) é pioneiro no Norte/Nordeste na implantação da elastometria hepática. O aparelho, chamado Fibroscan, foi adquirido pelo Hospital com recursos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Esse equipamento pode substituir a biopsia hepática em casos de hepatite C, hepatite B e Esteato-hepatite não alcoólica, evitando que os pacientes se submetam a um procedimento invasivo e de custo elevado.

O Fibroscan é um aparelho que direciona o feixe de som através do fígado medindo a elasticidade do órgão. A medida da elasticidade se associa com o grau de fibrose hepática. Segundo o Prof. Raymundo Paraná, chefe do Serviço de Gastro-Hepatologia, a fibrose hepática é o resultado de uma agressão ao fígado de longa data. O fígado agredido deposita um tecido cicatricial progressivamente. Esse tecido cicatricial altera a elasticidade do órgão permitindo que a elastrometria faça uma estimativa da quantidade de fibrose existente no fígado.

Esse aparelho foi desenvolvido com tecnologia francesa e já está disponível na Europa há dois anos e recentemente disponibilizado no Brasil. Poucos centros públicos no país possuem esse aparelho, dentre eles estão a Universidade Estadual do Rio de Janeiro, a USP e a Unifesp. O Serviço de Gastro-Hepatologia, juntamente com a Sesab, tem implantado novo modelo de assistência aos portadores de doenças do fígado assistidos no SUS da Bahia. Em breve, novos equipamentos para investigação diagnóstica nesta área, ainda inexistentes no serviço público da maioria dos estados brasileiros, estarão à disposição dos usuários do SUS através do Hupes.