Início >> Ufba Em Pauta >> IGEO/UFBA presta homenagem ao prof. Antônio Queiroz pelos 40 anos de carreira

IGEO/UFBA presta homenagem ao prof. Antônio Queiroz pelos 40 anos de carreira

Evento será realizado no Auditório B do IGEO

O Instituto de Geociências (IGEO/UFBA) promoverá nesta sexta-feira (01/04) uma homenagem ao prof. Antônio Fernando de Souza Queiroz, em comemoração aos seus 40 anos de carreira. A trajetória profissional e a dedicação do professor à Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão motivaram a iniciativa da unidade de ensino de homenageá-lo. Na ocasião, a partir das 08:30 horas, o professor realizará a Defesa de Memorial para a sua promoção funcional para a classe de Professor Titular, da Carreira do Magistério Superior da Universidade Federal da Bahia. A defesa acontecerá no Auditório B do IGEO, no campus de Ondina.

Em seguida, às 11 horas, será realizada a homenagem que terá mesa composta pelo reitor João Carlos Salles, a diretora do Instituto de Geociências Olívia Maria Oliveira e a professora Yeda Andrade Ferreira. Também está confirmada a participação do Pró-reitor de Ensino de Pós-Graduação Olival Freire, que é amigo pessoal do homenageado e também foi seu professor.

Ao longo de carreira, o prof. Antônio Queiroz deu a sua contribuição significativa à frente de atividades de ensino, orientação e participação em bancas examinadoras, ações de pesquisa e extensão, participação de diversas atividades editoriais e /ou de arbitragem de produção intelectual, atividades administrativas e de representação acadêmica.

Sobre o homenageado

A vida profissional do professor Antônio Fernando de Souza Queiroz como servidor da Universidade Federal da Bahia se iniciou como técnico-administrativo, cargo exercido no período entre 1976 até 1984, quando também concluiu o curso de graduação em Geologia pela UFBA. De 1984 a 1992, atuou como Geólogo na instituição, e ao mesmo tempo procurou aprimorar e expandir conhecimentos através da realização do curso de Mestrado em Geoquímica, concluído em 1989 na UFBA, e do Doutorado em Geoquímica Ambiental, concluído em 1992 na Universidade Louis Pasteur de Estrasburgo-França.

A partir de 1993 suas atividades começaram a se “misturar” entre o cargo de Geólogo e de docente convidado do curso de Pós-Graduação em Geociências, na UFBA. Em 2002, prestou concurso para Professor Adjunto da UFBA e foi aprovado, dando continuidade e ampliando enormemente todas as ações que já vinha desenvolvendo em diversas frentes de trabalho, tanto na graduação, como na pesquisa/pós-graduação e na extensão.

O prof. Antônio Queiroz atuou como coordenador de inúmeros Projetos de Pesquisa, orientou inúmero alunos de Graduação/Mestrado/Doutorado e Supervisão de Pós-Doutorado. Atualmente coordena o Núcleo de Estudos Ambientais (N.E.A.), o Centro de Excelência em Geoquímica do Petróleo e o Programa de Pós-Graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente / IGEO / UFBA.