Início >> Ufba Em Pauta >> Iracy Silva Costa – Nota de Pesar

Iracy Silva Costa – Nota de Pesar

.

A Universidade Federal da Bahia lamenta profundamente o falecimento, aos 102 anos de idade, da professora da Escola de Enfermagem (EUFBA) Iracy Silva Costa. Egressa da segunda turma e docente aposentada da EUFBA, professora Iracy, nas palavras da direção da unidade, “viveu com toda intensidade e compromisso com a saúde da mulher e com a formação de enfermeiras, sendo precursora da moderna enfermagem obstétrica da Bahia”.

A professora foi graduada em enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFBA, em 1951, e pós-graduada em enfermagem obstétrica pela Escola de Enfermagem da Faculdade de Medicina de São Paulo, em 1952. Durante dez anos (1953 – 1963) coordenou a Divisão de Enfermagem da Maternidade Climério de Oliveira, período em que implantou o serviço de Pré-Natal da Maternidade e o Programa de Assistência ao binômio mãe-filho, instituindo o alojamento conjunto. Neste mesmo período, como professora da Escola de Enfermagem da UFBA, foi chefe do Departamento de Enfermagem Obstétrica. Aposentou-se como professora adjunta da escola, em 1980.

Em agosto de 2011, aos 90 anos, lançou o Memorial do Centenário da Maternidade Climério de Oliveira/UFBA, obra de sua autoria que registrou a trajetória da primeira maternidade do nosso país e a luta para estruturar aquele espaço. A UFBA se solidariza aos familiares, amigos, alunos e colegas da professora Iracy Silva Costa.