Início >> Ufba Em Pauta >> Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária acontece durante o mês de abril na UFBA

Evento é organizado por grupos de pesquisa da UFBA

Durante todo o mês de abril, será realizada na Universidade Federal da Bahia a III Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária, que neste ano terá com o tema “A violência do campo no Brasil: 20 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás - As castanheiras lembram e você?".

O conjunto de professores, estudantes e coletivos da UFBA que se relacionam com a questão realizará uma ampla programação de eventos com espaços de discussão, rodas de diálogo, oficinas, exibição de filmes, feira da reforma agrária, etc., abordando temáticas que atravessam a questão agrária no Brasil e que mobiliza grandes segmentos da universidade.

Serão realizadas discussões com temas acerca da violência no campo, produção de alimentos, o fechamento das escolas do campo, políticas públicas, habitação, entre outros. A conferência de encerramento do evento será no dia 27/04, na Reitoria da UFBA, com o tema: “Reforma Agrária e Universidade: 70 anos de demandas e desafios”. A programação completa está disponível na página da jornada na internet.

O evento é organizado pelos grupos de pesquisa e estudos Geografar (GeografAR – A Geografia dos Assentamentos na Área Rural), LEPEL (Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física & Esporte e Lazer), GEPEC (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo da UFBA), NEPA (Núcleo de Estudos e Práticas em Práticas Agrárias) e NERA (Núcleo de Estudos Regionais e Agrários da UFBA).