Início >> Ufba Em Pauta >> Lançamento do livro “Mulheres na Física” acontece no dia 08 de março na Reitoria

Obra debate participação feminina no estudo da Física

Será realizado na próxima terça-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o lançamento local do livro “Mulheres na Física: casos históricos, panorama e perspectivas”, editado pela Editora Livraria da Física e organizado por Elisa Saitovitch (CBPF), Renata Funchal (USP), Márcia Barbosa (UFRGS), Suani Pinho (UFBA) e Ademir Santana (UNB). O evento acontece às 17 horas, na antessala do Gabinete da Reitoria da UFBA.

O livro está dividido em três partes. Na Parte I, os capítulos descrevem as trajetórias de mulheres da história universal do período contemporâneo em sua atuação na área de física. Os capítulos da segunda parte do livro são dedicados às mulheres da história da física no Brasil, dando ênfase ao pioneirismo destas mulheres e o impacto que tiveram na criação de diferentes instituições no Brasil. A terceira e última parte aborda questões sobre a pouca participação de mulheres na disciplina, realizando uma análise de natureza estatística. A pesquisa, baseada nos bancos de dados de agências de fomentos, da Sociedade Brasileira de Física e em dados provenientes dos encontros internacionais e nacionais, tenta trazer luz ao problema da insipiente participação das mulheres em física.

O livro “Mulheres na Física” apresenta uma coletânea de artigos, escritos por autores convidados, entre os quais três atuam ou atuaram no Instituto de Física da UFBA: Aurino Ribeiro Filho (in memoriam), Olival Freire Júnior e Saulo Carneiro. O trabalho foi organizado pelos membros da antiga Comissão das Relações de Gênero da Sociedade Brasileira de Física.

Sobre organizadores/as do livro

Elisa Saitovitch é pesquisadora titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1966), doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas(1973) e pós-doutorado pela Technische Universität München (1978). Elisa é bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 1A do CNPq, tendo mais de 300 trabalhos publicados em revistas indexadas com  mais de 45 orientados de pós-graduação entre mestrado e doutorado, tendo grande liderança na área. Elisa responde ainda pela organização de importantes conferências internacionais e já participou, como palestrante convidada, de mais de 50 eventos científicos  na área de pesquisa em que atua, qual seja, sistemas fortemente correlacionados, tendo recebido em 2013 o Prêmio Bernard Coqblin concedido, em sua primeira edição na cerimônia na conferência anual  da área em 2013.

Márcia Barbosa (UFRGS) é professora titular da UFRGS e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Possui graduação (1981), mestrado (1984) e doutorado (1988) em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Marcia é bolsista de produtividade nível 1B do CNPq, tendo mais 100 trabalhos publicados em revistas indexadas. Por seu trabalho sobre anomalias dinâmicas da água ganhou o Prêmio Loreal e Unesco de Mulheres nas Ciências Física e o prêmio Claudia em Ciência, ambos em 2013. Em paralelo tem atuado em questões de gênero na ciência pelo que ganhou em 2009 a Nicholson Medal, concedida pela American Physical Society. É membro dos conselhos: Nacional de Ciência e Tecnologia, da Sociedade Brasileira de Física e da American Physical Society.

Renata Funchal é professora titular do Departamento de Física Matemática do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP). Possui bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1985), certificado de estudos avançados em matemática (Part-III of the Mathematical Tripos) pela Universidade de Cambridge/Inglaterra (1987) e doutorado em Física pela Université de Paris XI/Collège de France/Paris, França (1991). É bolsista de produtividade nível 1B do CNPq, com mais de 120 trabalhos publicados em revistas indexadas, atuando em Física de Altas Energias e Partículas.

Suani Pinho (UFBA) é professora da Universidade Federal da Bahia e atualmente exerce o cargo de Chefia de Gabinete da Reitoria. É membro titular do Conselho da Sociedade Brasileira de Física (SBF) Possui graduação em Física (bacharelado) pela Universidade Federal da Bahia (1986), mestrado em Física pela Universidade Federal da Bahia (1991), doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1998), e estágio pôs-doutoral na University of Alberta (2002). ë bolsista de produtividade nível 2 do CNPq, tendo mais de 40 trabalhos publicados em revistas indexadas. Tem realizado pesquisa de caráter multidisciplinar com pesquisadores das áreas de ciências da vida.

Ademir Santana atualmente é professor da Universidade de Brasília (UNB), Instituto de Física e Centro Internacional de Física da Matéria Condensada. Possui graduação/bacharelado em Física pela Universidade de Brasília (1980), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1983), doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1988) e estágio Pós-doutoral no Department of Physics, University of Alberta (1994-1996). Ademir é bolsista de produtividade nível 2 do CNPq, tendo mais de 80 trabalhos publicados em revistas indexadas. Foi professor do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia, e mantém colaboração científica com professores do grupo de Física, Matemática e Teoria Quântica de Campos daquele Instituto.