Início >> Ufba Em Pauta >> Livro da Edufba promove estudos de geolinguística

Livro da Edufba promove estudos de geolinguística

Lançamento é no Instituto de Letras

Nesta quarta-feira (25), a partir das 17h, será lançado o livro “Geolinguística: tradição e modernidade”, de Suzana Alice Cardoso. O coquetel de lançamento da publicação, da Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba), será no Instituto de Letras da UFBA (Campus de Ondina). A geolinguística/dialetologia é um ramo dos estudos linguísticos que tem por tarefa identificar, descrever e situar os diferentes usos em que uma língua se diversifica, conforme sua distribuição espacial, sociocultural e cronológica. O espaço geográfico evidencia a particularidade de cada terra, exibindo a variedade que a língua assume de uma região para outra, como forma de responder à diversidade cultural, à natureza da formação demográfica da área, à própria base linguística preexistente e à interferência de outras línguas que se tenham feito presentes naquele espaço no curso de sua história.

Até agora, fazia falta, no cenário da dialetologia brasileira, uma obra que reunisse, de forma sistemática, história, metodologia e técnica de realização de inquéritos e que depois refletisse sobre a relação da geolinguística com o ensino da língua materna. Os leitores encontrarão uma fonte de estímulos para melhor conhecerem e se comprometerem com a pesquisa geolinguística e dialetológica no Brasil, saindo da leitura deste livro com uma certeza: os estudos dialetais não se fecham em si mesmos; antes convertem-se em fonte de aproximação com as demais ciências, oferecendo “testemunhos linguísticos” que ajudam a interpretar a história.