Início >> Ufba Em Pauta >> Ocupação da STI e interrupção de reunião da Proae - Nota da Reitoria

Ocupação da STI e interrupção de reunião da Proae - Nota da Reitoria

.

A Administração Central vem a público lamentar a atitude do Diretório Central dos Estudantes (DCE), que decidiu, na tarde do dia 19 de outubro, ocupar a sede da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFBA, no campus de Ondina, minutos após terem interrompido uma reunião pública democraticamente conduzida pela Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil, que tratava de questões sobre o Restaurante Universitário (RU) da UFBA.

A reunião em questão fora convocada publicamente pela Administração Central, com o objetivo de prestar informes e esclarecimentos acerca dos problemas que recentemente vêm afetando os serviços de alimentação da Universidade - os quais reconhecemos e lamentamos, em função dos prejuízos causados ao corpo estudantil.

O RU de Ondina tem capacidade de servir cerca de 2 mil refeições/dia. Enquanto providenciamos a entrada de outra empresa para reabrir o RU de Ondina, será feito pagamento de auxílio financeiro para alimentação a cerca de 2.200 estudantes.

Nesse sentido, a Reitoria entende que a defesa da autonomia universitária deve se concretizar em gestos claros de confiança e respeito a uma gestão democraticamente eleita. Permanentemente aberta ao diálogo, a Administração Central aguarda pacificamente a desocupação da STI, ao passo que tem dado celeridade às medidas para reabertura do RU Ondina. A PROAE continua como interlocutora junto aos estudantes, e aguardamos o retorno das lideranças à mesa de diálogo permanente, que, da parte da Reitoria, nunca foi fechada.

Salientamos que os servidores da STI não devem ser impedidos de entrar no prédio para realizar seu trabalho e que os espaços onde estão computadores e servidores de TI da UFBA não devem ser acessados por pessoas estranhas ao serviço público, para evitar prejuízos à instituição, a seu patrimônio, às rotinas essenciais e à sua comunidade de estudantes, técnicos, terceirizados e docentes.

A Reitoria cultiva laços de fraternidade universitária e sempre esteve de portas abertas ao DCE e a todos os setores do movimento estudantil.