Início >> Ufba Em Pauta >> Olimpíada de Física das Escolas Públicas premia vencedores na Reitoria

Olimpíada de Física das Escolas Públicas premia vencedores na Reitoria

Evento é projeto de extensão do Instituto de Física

Acontece no próximo sábado (12/08), a partir das 14h, a cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), no Salão Nobre da Reitoria da UFBA. Como um dos objetivos da OBFEP é divulgar a Ciência, na abertura da solenidade haverá a palestra "Astronomia e o despertar para a Ciência - o Universo para se descobrir" pelo Prof. Dr. Paulo Eduardo de Brito da Universidade de Brasília. Serão entregues certificados e medalhas de Ouro, Prata e Bronze aos estudantes premiados, certificados aos professores pelo desempenho de seus alunos, e placas às escolas municipal, estadual e federal com melhor desempenho no Estado.

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), criada em 2010, é uma realização da Sociedade Brasileira de Física, e que tem a participação de cerca de 500 mil estudantes a cada ano. Na Bahia, essa Olimpíada é um projeto de extensão do Instituto de Física da UFBA, em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB), federais (UFRB, UNIVASF e UFOB) e os Institutos Federais. Voltada para estudantes do Ensino Médio e última série do Ensino Fundamental, a OBFEP se insere no conjunto de ações que buscam o sucesso e a permanência do estudante na escola, e o desenvolvimento de práticas educativas que envolvam o maior número possível de estudantes.

Em 2016, em 91 municípios da Bahia, a OBFEP registrou 32 mil estudantes inscritos, ficando o estado em 5º lugar em número de classificados para a 2ª fase, com a aplicação das provas teóricas e experimentais em 41 municípios.

Mais informações no site estadual www.obfba.fis.ufba.br ou nacional da OBFEP: www.obfep.org.br