Início >> Ufba Em Pauta >> Orquestra Sinfônica da UFBA inicia turnê com apresentação na Reitoria

Orquestra Sinfônica da UFBA inicia turnê com apresentação na Reitoria

Orquestra seguirá com exibições no nordeste brasileiro

O Orquestra Sinfônica da UFBA se prepara para o início da Turnê Nordeste 2015. Uma série de apresentações estão programadas, sendo a primeira delas realizada na próxima segunda-feira (09/11), às 19 horas, no Salão Nobre da Reitoria – Canela. Em seguida a orquestra seguirá com exibições no nordeste brasileiro, com apresentações nas cidades de Aracaju/SE, Maceió/AL, Campina Grande/PB e João Pessoa/PB.

O Maestro José Maurício Brandão é o responsável pela Regência e direção artística da Orquestra Sinfônica da UFBA. O programa para os dias 11 e 12 de novembro é composto por: Alberto Nepomuceno (1864-1920); Adagio para cordas (1891); Wellington Gomes (1960); Rockstring and Roll (2010); Alfredo Dias (1931-1924); Concerto para Trompete e Cordas (1977-78); Allegro Balada (Andantino) Allegro; Heinz Schwebel – Trompete; Piotr Ilyitch Tchaikovsky (1840-1893); Serenata para cordas Op. 48, (1880); Pezzo in forma di sonatina Valsa Elegia Finale – Tema Russo; Orquestra Sinfônica da UFBA, Maestro José Maurício Brandão – Regência.

O programa para dias 13 e 15 de novembro inclui: Alberto Nepomuceno Três peças para Cordas (1864-1920); Andante Espressivo (1896); Adagio para cordas (1891); Serenata (1902); Wellington Gomes (1960-); Rockstring and Roll (2010); Piotr Ilyitch Tchaikovsky Serenata para cordas (1840-1893); Pezzo in forma di sonatina Op. 48, (1880); Valsa Elegia Finale – Tema Russo; Orquestra Sinfônica da UFBA Maestro José Maurício Brandão – Regência.

Apresentações

Salão Nobre da Reitoria da UFBA, Salvador, BA

Segunda-feira, 09 de novembro de 2015, 19 horas

Primeira Ig. Batista de Aracaju, Aracaju, SE

Quarta-feira, 11 de novembro de 2015, 20 horas

Teatro Marechal Deodoro, Maceió, AL

Quinta-feira, 12 de novembro de 2015, 20 horas

Seminário Diocesano, Campina Grande, PB

Sexta-feira, 13 de novembro de 2015, 20 horas

Sala Radegundes Feitosa, UFPB, João Pessoa, PB

Domingo, 15 de novembro de 2015, 17 horas

Orquestra Sinfônica da UFBA

Ao inaugurarem-se os Seminários Livres de Música, em 15 de outubro de 1954, o processo de criação do setor universitário de música já iniciara com dois importantes movimentos: os Seminários Internacionais de Música, criados como atividade permanente da Universidade, constituindo o instrumento de integração artística entre centros culturais do Brasil e exterior, e as ações que davam forma definitiva a uma Escola de Música de nível superior, sistematizada em objetivos cujas origens remontavam ao último decênio dos anos 40. Na mesma ocasião, foram lançadas as bases para a criação de uma Orquestra Sinfônica e um Madrigal, organismos destinados a proporcionar o conhecimento das grandes obras-primas da literatura musical. A OSUFBA é importante instrumento de formação dos alunos da UFBA, bem como fomentadora das atividades culturais dentro e fora da universidade, sendo atualmente a orquestra mais antiga em atividade na Bahia.