Início >> Ufba Em Pauta >> Palestra na Escola de Administração abordará Políticas Públicas Deliberativas

Palestra na Escola de Administração abordará Políticas Públicas Deliberativas

Palestra do prof Frank Fischer terá tradução simultânea

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Ciência e Inovação, a Escola de Administração e o Centro Interdisciplinar em Desenvolvimento e Gestão Social promovem a Aula Magna do prof. Frank Fischer, no âmbito das comemorações dos 70 anos da UFBA. A atividade será realizada no dia 23 de maio, às 10 horas, no Auditório da Escola de Administração da UFBA – Vale do Canela. A palestra será em inglês, com serviço de tradução simultânea.

Com o título "Análise de Políticas Públicas Deliberativas: Conhecimento e Argumentação" (Deliberative Policy Analysis: Knowledge and Argumentation in the Policy Process), o professor convidado exporá suas principais ideias sobre a importância da argumentação nos diferentes processos de políticas públicas, discutindo os limites do empiricismo em tais contextos, bem como sobre os diferentes tipos de conhecimentos que podem ser ativados em tais processos públicos, problematizando, em particular, a fragilidade do protagonismo que o conhecimento especializado tende a adquirir.

Frank Fischer é professor emérito do Departamento de Ciência Política da Rutgers University em Nova Iorque, EUA, e da Universidade de Kassel, Alemanha, além de professor-visitante em diferentes universidades dos EUA e da Europa. Representa hoje um dos principais críticos do positivismo no estudo das políticas públicas. A sua proposta de uma “virada paradigmática argumentativa” (Argumentative Turn) vem aglutinando contribuições de pesquisadores de todo o mundo, influenciando trabalhos sobre democracia deliberativa, processos participativos de problematização pública, usos e papeis da mídia, métodos interpretativos, dentre outros, cujas premissas relacionam-se à indissociabilidade entre fatos e valores.