Início >> Ufba Em Pauta >> Pesquisador e Faculdade de Medicina da UFBA recebem Ordem Nacional do Mérito Científico

.
O professor Maurício Barreto e a Faculdade de Medicina da Bahia da UFBA receberam medalhas da Ordem Nacional do Mérito Científico durante cerimônia no Palácio do Planalto, Brasília, na quarta-feira, 12 de julho. Criada em 1993, a Ordem Nacional do Mérito Científico presta uma homenagem a "personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por suas relevantes contribuições prestadas à Ciência, à Tecnologia e à Inovação".

Maurício Barreto é médico, com mestrado em Saúde Comunitária (UFBA) e doutorado em epidemiologia (1987) pela Universidade de Londres, na Inglaterra. Pesquisador I-A do CNPq, é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde Coletiva (ISC-UFBA). Também é pesquisador sênior do Instituto Gonçalo Moniz (IGM/Fiocruz- Bahia). Publicou mais de 430 trabalhos em revistas científicos, mais de 40 monografias e capítulos de livros. Em 2007, foi nomeado um dos 100 autores mais relevantes na lista Hot 100 Authors da editora BiomedCentral.

Barreto foi homenageado na classe de comendador, em reconhecimento a seu trabalho e contribuições no campo da epidemiologia. A trajetória do pesquisador é marcada pela militância na defesa da Reforma Sanitária Brasileira e do Sistema Único de Saúde (SUS). Foi também um dos principais articuladores no processo de criação do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, fundado em 1994. “A Ordem é importante porque é ligada a um sistema público e é uma forma de reconhecimento à atividade científica no país. Ter ganho a Medalha tem uma importância pessoal, da trajetória como pesquisador, ter isso reconhecido. Mas eu queria enfatizar o momento, extremamente importante e oportuno. Porque, com o novo governo, se inicia e se retoma, de forma intensa, a atividade científica no país. A medalha, a solenidade e o contexto em que essa medalha aconteceu, sem dúvida nenhuma, foram únicos, o que tornou, simbolicamente, ainda mais importante a recepção dela”, afirmou Barreto.

Primeira escola de nível superior no Brasil e também a primeira de Medicina no País, a Faculdade de Medicina da Bahia da UFBA também foi homenageada. O diretor Luis Fernando Fernandes Adan recebeu a condecoração em nome da instituição. Para ele, a Faculdade foi agraciada com a Ordem Nacional do Mérito Científico em razão “dos relevantes serviços, na área da ciência e educação, prestados ao país”.
Com destaque no cenário científico e cultural baiano e brasileiro, a Faculdade de Medicina da Bahia formou nomes como Nina Rodrigues, Juliano Moreira, Pirajá da Silva e João Targino.

A entrega das medalhas da Ordem Nacional do Mérito Científico a entidades e pesquisadores foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.