Início >> Ufba Em Pauta >> Pesquisador francês vem ministrar curso de sociologia da medicina

Pesquisador francês vem ministrar curso de sociologia da medicina

Aulas do Prof. Patrice Pinell serão no ISC-UFBA

O Prof. Patrice Pinell, do Centro de Sociologia Européia (CSE), de Paris, França, vai estar em Salvador neste mês de julho, a convite do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (ISC), em cooperação com as universidades Federal e Estadual do Ceará e Universidade de São Paulo, no âmbito do programa "Escola de Altos Estudos da Capes". De 18 a 28 de julho, o Prof. Pinell ministrará o curso "Sociologia da Medicina e das Políticas de Saúde" para alunos de mestrado e doutorado da UFBA e de outros estados, no ISC/UFBA. Patrice Pinell é pesquisador e membro do conselho diretor do CSE (Centro de Sociologia Européia da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais) e orientador de doutorado pelo INSERM. Formado em medicina, posteriormente redirecionou sua investigação para a sociologia, sob orientação de Pierre Bourdieu.

Foi diretor de unidade de pesquisa do INSERM e membro de seu conselho científico, tendo aí organizado e consolidado grupo de investigação sobre a sociologia do campo médico e história da medicina. Sua contribuição ao estudo das políticas de saúde e da sociologia do campo médico decorre da utilização criativa de uma abordagem sócio-histórica através da qual analisa a emergência de um problema de saúde. Sua teorização sobre análise das políticas de saúde relaciona-se com a realização de estudos empíricos sobre medicalização dos fracassos escolares, da toxicomania, a luta contra o câncer e contra a Aids, entre outros. Mais informações: 3283-7441/7442.