Início >> Ufba Em Pauta >> Premiação da Olimpíada Baiana de Química acontece na Reitoria

Premiação da Olimpíada Baiana de Química acontece na Reitoria

Solenidade será realizada às 19 horas do dia 26/10

A premiação da Olimpíada Baiana de Química (OBAQ) acontece no próximo dia 26 de outubro, no Salão Nobre da Reitoria, às 19 horas. Familiares, alunos, professores e toda a comunidade acadêmica está convidada para a cerimônia de premiação da edição 2017 da competição - a 12ª edição em sua história. Estudantes do ensino médio e tecnológico (até o terceiro ano) regularmente matriculados em escolas públicas e particulares do Estado da Bahia participaram do evento.

Os estudantes laureados (ouro, prata, bronze, menção honrosa e alunos destaque de escolas públicas) receberão medalhas e certificados. Os medalhistas de ouro, primeiro lugar de cada ano/série, e um aluno destaque de escolas públicas (indicado pela Organização da OBAQ) receberão, cada um, um notebook das empresas parceiras.

A primeira fase da Olimpíada, realizada nas escolas como seletiva para a fase seguinte, teve a participação de 25.746 alunos. Dos 5.155 estudantes de 78 cidades inscritos na segunda fase, 1.364 lograram aprovação, 224 conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze e menção honrosa e 20 estudantes de escolas da rede pública foram destaque. As provas foram aplicadas, simultaneamente, em 69 municípios.

O professor Lafaiete Almeida Cardoso, coordenador OBAQ, explica que os alunos aprovados nesta edição poderão participar, em 2018, das Olimpíadas Norte-Nordeste de Química e Brasileira de Química, Além disto, destaca também a inscrição de estudantes de comunidades indígena e quilombola, das cidades de Prado e Jequié, respectivamente.

Os objetivos da Olimpíada são estimular o ensino, o estudo e a pesquisa no campo da Química; incentivar, através do ensino de química, o entrosamento entre professores da Universidade e professores e estudantes das escolas de ensino médio e tecnológico; e descobrir jovens com talento e aptidões para o estudo da química.

Evento integrante do Programa Nacional Olimpíadas de Química, a OBAQ é uma realização da Associação Brasileira de Química, em parceria com o Instituto de Química da UFBA.