Início >> Ufba Em Pauta >> Professor Jailson Andrade será homenageado na Reitoria da UFBA

Professor Jailson Andrade será homenageado na Reitoria da UFBA

Evento celebrará os 40 anos de carreira do professor

Na próxima sexta-feira (18/03), acontece a solenidade de homenagem aos 40 anos de docência do professor Jailson Bittencourt de Andrade na Universidade Federal da Bahia. O evento em comemoração à trajetória do professor do Instituto de Química da UFBA reunirá colegas, alunos, ex-alunos e amigos, e será realizada a partir das 17 horas, no Palácio da Reitoria – Canela. O reitor João Carlos Salles também estará presenta na homenagem que é organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Química do IQ-UFBA e pela Sociedade Brasileira de Química-Regional Bahia.

Sobre o homenageado

O professor Jailson Bittencourt de Andrade ingressou na carreira docente em 1976 e sempre contribuiu intensamente para o fortalecimento do ensino e da pesquisa científica. Na UFBA, atuou também como chefe do Departamento de Química Geral e Inorgânica, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação. Orientou mais de 50 mestres e doutores, e publicou mais de duzentos artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais. Foi Editor-in-Chief do Journal of the Brazilian Chemical Society e é atualmente Editor Associado da Analytical Methods e do Microchemical Journal. Também atuou no fortalecimento e consolidação da Química no país, exercendo cargos importantes, entre outros, de presidente do Conselho Regional de Química - 7ª Região, presidente e conselheiro da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e membro do Conselho Deliberativo do CNPq. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), membro titular da Academia de Ciências da Bahia (ACB) e membro da Ordem Nacional do Mérito Científico – no grau de Grã Cruz. Desde março de 2015, o professor Jailson ocupa o cargo de Secretário da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (SEPED), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).