Início >> Ufba Em Pauta >> Professor Luís Edmundo Campos da UFBA é novo presidente do Crea-BA

Professor Luís Edmundo Campos da UFBA é novo presidente do Crea-BA

Solenidade foi realizada dia 16, na reitoria

O professor da Luís Edmundo Prado Campos da Escola Politécnica da UFBA é o novo presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA). Ele tomou posse para o triênio 2018-2020 em cerimônia realizada na última terça-feira, 16 de abril, no auditório da Reitoria da UFBA.

Engenheiro civil, Luizão, como prefere ser chamado, é um nome importante na área de contenção e barragens no país, conhecimento que já lhe rendeu algumas homenagens, entre elas, a medalha da Defesa Civil Nacional e Amigo da Marinha – 2º Distrito Naval. Ele também já foi diretor da Escola Politécnica entre 2006 e 2014.

“Eu quero que o engenheiro, o técnico e o agrônomo se vejam em mim”, disse ele, que simbolicamente foi vestido como um profissional de engenharia, deixando em casa o terno e a gravata. Ele também apresentou o plano de trabalho para sua gestão, que buscará o fortalecimento das entidades de classe, investimento e defesa do profissional, fortalecimento do escritório de engenharia pública, CreaJr. e empresas juniores.

Em entrevista, Luizão explicou o papel do conselho na defesa da sociedade em relação a atuação de não profissionais ou de mal profissionais. “Nossa função é a fiscalização do exercício profissional, se tem profissionais habilitados ou não”. Ele destacou também que “as funções de engenharia, agronomia, geologia, geografia, meteorologia, urbanismo, técnico industriais e agrícolas são importantes para uma sociedade, pois eles preparam a infraestrutura de toda a sociedade”.

O vice-reitor Paulo Miguez comentou que a posse de Luís Edmundo era um momento de felicidade, “de alegria em ver que mais uma vez um filho dessa casa vai emprestar seu conhecimento, competência, sua dedicação a uma instituição tão importante à vida baiana e brasileira que é o Crea”. Ele também conclamou os presentes – muitos deles, ex-alunos da UFBA – para a defesa da universidade pública e gratuita, algo que, observou, é preciso estender também para a engenharia brasileira, “que também passa por ataques nesse momento”.

“A engenharia reflete a situação do país. Estarmos num contexto profissional desfavorável, significa que o país está vivendo um momento ruim, isso é a pior coisa para qualquer cidadão. A engenharia tem um papel importante para a retomada do desenvolvimento no país. Precisamos de hospitais, de estrada, de saneamento básico. Quando se investe em saneamento, por exemplo, economiza-se muito em remédios e hospitais - em média para cada investimento feito em saneamento, se economiza três vezes aquele valor em tratamento de saúde”, afirmou Luizão.

Além do vice-reitor, participaram da mesa de cerimônia o ex-presidente do Crea-BA, Marco Amigo; o presidente do Crea Sergipe, Arício Resende, representando o presidente do Confea, Joel Krüger; o chefe de gabinete da prefeitura de Salvador, João Inácio Ribeiro Roma; o chefe de gabinete do governo do estado, Cícero Monteiro; o presidente da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua), Paulo Guimarães; e o novo diretor geral eleito da Mútua Bahia, Emanuel Alves.

A soprano Ana Paula Barreiro e diretor da Escola de Música da UFBA, José Maurício Brandão fizeram a apresentação musical que encerrou o evento.

Veja a íntegra da solenidade