Início >> Ufba Em Pauta >> Relatório sobre a morte de Anísio Teixeira será apresentado em evento na Escola Politécnica

O professor João Augusto Rocha fará a apresentação

No dia 11/03, às 8 horas, será realizado um evento em homenagem ao educador Anísio Teixeira, com o objetivo também de trazer a público novas informações sobre as causas de sua morte, ainda envolta em dúvidas e questionamentos. Promovido pelo APUB – Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior, o evento será realizado no auditório Leopoldo Amaral da Escola Politécnica da UFBA, na Federação.

Na ocasião, será apresentado o relatório organizado pelo professor da Escola Politécnica da UFBA, João Augusto de Lima Rocha, que também é membro do Conselho Curador da Fundação Anísio Teixeira e biógrafo do educador. A exposição do professor trará todos os detalhes do caso, os depoimentos recolhidos por ele e, como novidade, fotografias e documentos ainda não publicadas, que corroboram com a necessidade da continuidade das investigações.

A extensa pesquisa realizada pelo professor João Rocha, com ajuda de familiares e colegas, resultou em artigo e relatório que trazem elementos que contrapõem as informações dadas pelo regime militar sobre a morte de Anísio Teixeira, em março de 1971. Em publicações anteriores, o professor João contesta a versão oficial sobre a morte do educador e propõe que sejam realizadas novas investigações sobre o caso, a partir de informações e indícios de assassinato reunidos em relatório.