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Seminário baseado em filmes é Cinemário

Bases Epistemológicas da Pesquisa em Saúde é o tema

 

Equipe multidisciplinar coordenada pelo professor Naomar de Almeida Filho está introduzindo uma nova modalidade de curso. Trata-se do Cinemário sobre Bases Epistemológicas da Pesquisa em Saúde, curso de filosofia da ciência baseado em filmes, vídeos youtube, recursos da internet, promovido pelo ISC conjuntamente com o BI em Saúde do IHAC. Segundo Naomar, "muitos docentes usam um ou dois filmes em cursos, mas creio que a proposta de um cinemário (em vez de seminário) é original, pelo menos em nossa área". Outra coisa original é que o curso é multi-público: podem-se matricular alunos de graduação, de pós-graduação e de extensão.  As sessões de cinema ocorrem no Auditório do ISC, sextas-feiras às 18:30, e mesmo horário no IHAC, sala 103, às quintas-feiras.

Redefinido como um seminário sobre as bases epistemológicas da pesquisa em saúde, este curso compreende os seguintes tópicos: (a) Introdução ao pensamento disciplinar, com foco na figura de René Descartes, personagem representativo porém crítico da herança aristotélica. (b) Reconhecimento de Blaise Pascal como filósofo fundador de vertentes não-disciplinares do conhecimento. (c) Debates sobre outras tensões que, apesar de germinadas nos escritos desses autores, indiciam formas de abertura e superação de dualismos. (d) Repercussões conceituais e metodológicas dessas tensões para uma epistemologia da saúde/doença. Corpo docente: Naomar de Almeida Filho (coordenação), Ana Licks e Vanessa Prado (docentes), Hebe Alves (direção das leituras dramáticas), Sidarta Rodrigues (prospecção, compilação e edição dos vídeos, filmes e recursos digitais).

A metodologia do curso implica quatro inovações:

a) no lugar de aulas, haverá sessões de cinema, teatro, audiovisuais e material da internet, além de seminários de leitura orientada de clássicos da Saúde Coletiva;

b) o foco de seu conteúdo não distingue graduação de PG, permitindo a integração de níveis de formação;

c) uso intensivo de recursos pedagógicos não-bibliográficos, como filmes, peças de teatro, audiovisuais e material da internet;

d) estratégia pedagógica de construção compartilhada do conhecimento crítico, com base em Equipes de Aprendizagem.

As Equipes de Aprendizagem serão formadas por 6-9 alunos de graduação ou pós-graduação, em matrícula regular, sendo um coordenador e dois relatores. Cada equipe editará um blog; o plano da respectiva apresentação, explicitando a contribuição de cada membro da equipe, deve ser distribuído uma semana antes da aula; a bibliografia de cada tarefa será disponibilizada no blog da equipe. Alunos em matrícula especial serão supra-numerários mas igualmente bem-vindos; não participarão dos processos avaliativos mas receberão certificados de extensão, válidos como comprovante de atividades complementares.

Filmes:
1.     Blaise Pascal. Dirigido por Roberto Rosselini. Itália/França, 1974.
2.     Cartesius. Dirigido por Roberto Rosselini. Itália, 1972.
3.     Freud, além da alma.  Dirigido por John Huston. EUA, 1962.
4.     Giordano Bruno. Dirigido por Giuliano Montaldo. Itália, 1973.
5.   Matrix (série). Dirigido pelos Irmãos Wachovsky. EUA, 2004-2007.

6.     Socrate. Dirigido por Roberto Rosselini. Itália, 1971.
7.     Wittgenstein. Dirigido por Derek Jarman & Ken Butler. EUA, 1993.
8.     A Vida de Galileu, de Joseph Losey. Inglaterra, 1975.

Vídeos:

  1. Aristóteles: Breve Vida e Obra. http://www.youtube.com/watch?v=CwKeyqNLA3s9.
  2. Avicena Filosofia. http://www.youtube.com/watch?v=n6W3CTdGFg810.
  3. Cena de Abertura de Alexander the Great. Dirigido por Oliver Stone. EUA, 2004. http://www.youtube.com/watch?v=h9I9XyCWoGs
  4. Filosofia Escolástica. http://www.youtube.com/watch?v=16Xtsk8ZsgU
  5. Galileu: A Batalha pelo Céu. http://www.youtube.com/watch?v=On9Wn96BETE e seguintes.
  6. Matrix e o Mito da Caverna. http://www.youtube.com/user/Alexandre62Videos
  7. Platão: Breve Vida e Obra. http://www.youtube.com/watch?v=wV5v4R8aHvw


Recursos digitais diversos: Moodle, Google e outros browsers, blogs, twitter, facebook, orkut etc., recomendados pela equipe docente.