Início >> Ufba Em Pauta >> Seminário do Pós-Cultura trata da diversidade cultural

Seminário do Pós-Cultura trata da diversidade cultural

Evento vai discutir modelo de política pública no País

O Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA (Pós-Cultura), o Observatório da Diversidade Cultural (ODC) e a Rede U40 Brasil realizam nos dias 7 e 8 de julho o seminário Políticas para a Diversidade Cultural. A iniciativa conta com a parceria do Itaú Cultural e Ministério da Cultura e tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O conceito de diversidade cultural vem, aos poucos, deixando de ser pensado apenas como expressão do patrimônio antropológico da humanidade, passando a ser abordado por meio da  análise e problematização da tensa, dinâmica e política relação entre a sociedade civil, o Estado e o mercado. E a Convenção da Unesco sobre a Proteção e Promoção da Diversidade de Expressões Culturais foi essencial para esta transformação.

Para José Márcio Barros, um dos organizadores do Seminário, a Convenção “nos possibilita superar a visão ingênua da diversidade cultural como um arranjo de diferenças permitindo o reconhecimento e compreensão dos projetos políticos em disputa”. Assim, o seminário Políticas para a Diversidade Cultural promove, pela primeira vez no estado da Bahia, uma discussão aprofundada sobre a proteção e promoção da diversidade cultural a partir das políticas culturais, internacionais e de comércio.

Para discutir que tipo de política pública para a garantia da diversidade cultural se deseja no Brasil, estarão presentes nos dias 7 e 8 de julho importantes pesquisadores e gestores culturais, tais como Jesus Prieto de Pedro (Universidade Carlos III de Madri – Espanha), Jesmael Mataga (Universidade Nacional do Lesoto – Zimbábue), Anna Steinkamp (Comissão alemã na Unesco) e Sérgio Mamberti (Secretaria de Políticas Culturais – MINC). Contribuindo também para o debate, serão lançados e distribuídos gratuitamente para os participantes seis publicações no encerramento do evento, no dia 8 de julho.

As atividades acontecerão das 9 às 18h, no auditório da Fundação João Fernandes da Cunha (Largo do Campo Grande, n.º 8). Mais informações poderão ser obtidas com Fernanda Pimenta, pelo e-mail politicasparadiversidade@gmail.com ou no site do evento (www.politicasparadiversidade.wordpress.com)