Início >> Ufba Em Pauta >> Situação dos Restaurantes Universitários - Comunicado da PROAE

Situação dos Restaurantes Universitários - Comunicado da PROAE

.

Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil

Comunicado Nº 49/2022

Informa sobre situação dos Restaurantes Universitários

A oferta de alimentação de qualidade e com valores acessíveis aos estudantes é item prioritário na política de assistência estudantil da Universidade Federal da Bahia. A Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE) tem registrado incidentes e reclamações de variada ordem e, evidentemente, não está satisfeita com a qualidade dos serviços de alimentação na Universidade neste momento.

É por essa razão que a PROAE tem envidado, com celeridade e transparência, todos os esforços possíveis visando à melhoria da oferta de alimentação na Universidade. Entretanto, a operação de restaurantes e pontos de distribuição de alimentos é realizada através de contratos com empresas terceirizadas, de modo que qualquer ação de implementação, fiscalização, suspensão ou substituição encontra-se submetida aos ritos e prazos previstos pela legislação.

Portanto, por estarem dentro dos limites de ação da gestão pública responsável, muitas dessas medidas não são percebidas ou não geram efeitos perceptíveis de modo imediato – o que de modo algum significa que não estejam em curso.

A PROAE também reafirma que, enquanto a situação dos restaurantes e pontos de distribuição de alimentos não for normalizada, seguirá custeando alimentação aos estudantes em situação de maior vulnerabilidade que se alimentam nos respectivos locais.

Leia, a seguir, informações detalhadas sobre a situação do Restaurante Universitário e dos Pontos de Distribuição de Alimentos da UFBA:

1. O Restaurante Universitário de Ondina teve suas atividades suspensas pela UFBA em 30.09.22, devido a uma suspeita de intoxicação alimentar (leia o Comunicado 46/2022, publicado na página da PROAE). Naquele momento, a Vigilância Sanitária (VISA), acionada pela UFBA, fez a coleta e análise de amostra da refeição servida e estabeleceu o prazo de 30 dias para que a contratada corrigisse uma série de procedimentos. Mesmo não havendo a interdição da área de produção naquele momento, a UFBA decidiu por suspender as atividades por medida de segurança, passando a custear alimentação aos estudantes em situação de maior vulnerabilidade.

2. Em 20.10.22, o laudo do exame realizado pela VISA foi entregue à PROAE, confirmando a presença de microrganismos patogênicos que podem ter sido a causa dos sintomas relatados. Até o momento, 18 estudantes buscaram acolhimento e foram atendidos pelo Núcleo de Saúde da PROAE. É importante salientar que, em casos de suspeita de contaminação, qualquer ação que possa vir a resultar no desligamento da empresa contratada e/ou contratação de nova empresa deve ser amparada por evidências e laudos técnicos, o que obrigou a PROAE a aguardar o documento da Vigilância Sanitária.

3. Tanto o episódio citado no item anterior, quanto outros registros de ocorrência feitos administrativamente pela fiscalização técnica foram entregues diretamente à empresa Acesso Restaurantes LTDA e compõem o processo de apuração de possível irregularidade, referente ao contrato firmado entre a UFBA e a empresa.

4. Em relação ao Ponto de Distribuição de São Lázaro, a vencedora da licitação iniciada em 2020, a Empresa Samir Cavalcante Aur, não assumiu o contrato o que gerou a abertura do processo de apuração de possível irregularidade.

5. Em relação ao Ponto de Distribuição da Vitória, o serviço é realizado pela empresa RMP Romero. Os registros de ocorrência do procedimento de fiscalização entregues à empresa e compõem processo para apuração de possível irregularidade.

6. As empresas remanescentes que não estão em processo administrativo de apuração de irregularidades receberão consulta sobre interesse na prestação do serviço no RU Ondina e Pontos de Distribuição e devem responder no prazo de 48h, a partir de hoje. Caso nenhuma delas demonstre interesse, a UFBA decidirá por uma nova licitação ou uma contratação emergencial, considerando entre outros elementos legais a disponibilidade orçamentária.

7. Considerando as circunstâncias de reincidência no descumprimento do contrato, atestados por parecer técnico do NUSA, e dando seguimento ao processo de apuração supracitado, informamos a suspensão do serviço no PDV e no PDSL a partir de 28.10.22.

8. Estudantes que fazem suas refeições neste ponto receberão auxílio financeiro, conforme mesmo procedimento adotado para o RU Ondina. Clique aqui e veja a lista do PDSL, PDV e Lista complementar de Ondina. As dúvidas e solicitações sobre inclusão e exclusão na lista devem ser enviadas para nru@ufba.br, as análises das solicitações de inclusão extemporâneas serão feitas pela CPAE-Coordenação dos Programas de Assistência ao Estudante.

9. Em relação ao Ponto de Distribuição do Canela, a obra está 90% concluída. Faltam apenas os toldos, o alambrado e duas bancadas que estão em fase de aquisição.

Salvador, 24 de outubro de 2022

Cássia Virgínia Bastos Maciel