Início >> Ufba Em Pauta >> Solenidade marca início das atividades acadêmicas da UFBA em Camaçari

Solenidade marca início das atividades acadêmicas da UFBA em Camaçari

.

A cerimônia de abertura do primeiro semestre letivo do Curso de Bacharelado em Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Federal da Bahia marcou o início das atividades da universidade no município de Camaçari. O evento, realizado na manhã desta segunda-feira (17/09), no Teatro Cidade do Saber teve a presença do reitor João Carlos Salles; da diretora do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação, Valterlinda Queiroz; do prefeito Elinaldo Araújo, de diretores da Assufba, da Apub e de unidades universitárias, membros da administração, professores, técnicos e alunos da UFBA, além de autoridades municipais, estudantes e representantes da sociedade do município.

Saudando os estudantes já matriculados para a primeira turma, o reitor assegurou que eles conquistarão “diplomas com qualidade distinta, participando de uma instituição comprometida com o ensino, a extensão, a pesquisa e a inclusão através do conhecimento.” A satisfação da celebração da nova unidade acadêmica também marcou o pronunciamento da diretora do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação, professora Valterlinda Queiroz percebe a implantação da UFBA como “um caminhar para a redução da desigualdade nas ciências”.

A secretária municipal de educação, Neurilene Martins referiu-se ao momento como de “reinvenção de si” a fim de alcançar “o sonho de ser o que não se pode ser, segundo os discursos que alimentam as desigualdades sociais”. A valorização das atividades acadêmicas, que serão realizadas provisoriamente nas dependências da Cidade do Saber, foi destacada pelo prefeito Elinaldo Araújo que, tendo sofrido ao longo de sua vida por não ter um curso universitário, se sentia honrado em participar da chegada do ensino superior ao município, "...da educação como caminho para reduzir a violência e o desemprego, principalmente tendo a UFBA como o carro-chefe”. O líder do Diretório Central dos Estudantes da UFBA (DCE-UFBA), José Neto lembrou sua trajetória como estudante do interior e a necessidade do apoio da instituição para que os novos alunos possam desfrutar da oportunidade de acessar o debate do conhecimento.

Veja aqui a galeria de imagens com os melhores momentos do evento.