Início >> Ufba Em Pauta >> STI lança edição da revista Tempo Digital em comemoração aos seus 40 anos de criação

Publicação será distribuída em coquetel para convidados

Nesta terça-feira (24/05), acontece o lançamento da edição especial da revista Tempo Digital, uma iniciativa da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal da Bahia que dá ênfase aos 40 anos de criação do órgão. Os exemplares impressos começam a ser distribuídos às 17 horas, no coquetel para convidados que será realizado no prédio da STI, no campus de Ondina, com a participação de Pró-Reitores, Superintendentes e Dirigentes da UFBA, entre outros colegas e parceiros da Rede UFBA.

A comemoração pela passagem dos 40 anos da STI está presente na revista e divide espaço com depoimentos e memórias de ex-colaboradores e aposentados, e temas como o relacionamento com usuários, ufbam@il, governança de TI e evolução dos sistemas de informação da Universidade, que preenchem as 36 páginas da publicação. A revista traz ainda as despedidas e homenagens, crônica e agradecimentos, especialmente aos que se aposentam e alçam novos voos. Toda a produção editorial foi realizada por uma equipe de colaboradores da própria STI, com projeto gráfico da EDUFBA.

A “Palavra da UFBA” é uma das seções da publicação, com narrativa do Reitor João Carlos Salles, que já confirmou presença no coquetel de lançamento. No texto ele expressa a confiança no momento da TI na Universidade e reafirma a consciência de que os projetos universitários “perpassam todas as dimensões acadêmicas da UFBA e a relação com a sociedade”. Nesse contexto, ele vê as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) como “pedras fundamentais”, e valoriza a atuação da STI, que sempre acompanhou as tendências para favorecer a vocação da Universidade através das tecnologias digitais. No encontro de lançamento, o Reitor e o Superintendente Luiz Cláudio Mendonça celebram mais essa oportunidade de aproximação com usuários e parceiros dos serviços de TI da UFBA e de todo o estado da Bahia.

O superintendente da STI revela, no editorial, o protagonismo nas ações do órgão e as iniciativas visando sempre a inovação. Ele destaca as equipes, atual e as formações anteriores, em diferentes épocas, como responsáveis por garantir conquistas marcantes para a UFBA. Afinal, “uma organização é feita pelas pessoas, que se constituem no seu mais importante ativo”, afirma Mendonça. A experiência na Gestão de TI é um dos artigos, por Rosamaria Viana, ex-diretora. Vários temas destacam a atuação da STI, como no histórico de contribuição ao surgimento da pós-graduação em computação na Universidade Federal da Bahia, políticas e práticas de segurança de redes e cibersegurança de pessoas nos meios digitais, tratados pela revista na seção “falando sobre TI”. As parcerias acadêmicas da STI na realização de grandes eventos estão também presentes na edição. Ao final da seção, a Rede Remessa ganha destaque, com seus múltiplos resultados oferecidos pelo PoP-BA à comunidade baiana, incluindo as parcerias com Governo Estadual e Prefeitura de Salvador, além de todos os parceiros acadêmicos e de pesquisa.

A revista Tempo Digital traz também uma entrevista com Jerônimo Aguiar Bezerra, que após atuar por 10 anos na STI foi contratado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Atualmente com apenas 33 anos de idade e trabalhando na Universidade Internacional da Flórida, JAB (como sempre foi conhecido nos 4 cantos da UFBA) é hoje responsável por ações internacionais de incentivo às redes acadêmicas de todas as Américas. Com riqueza de detalhes sobre tecnologia e ações institucionais, JAB fala da sua rica experiência profissional no tempo de UFBA e sobre as parcerias atuais a partir da Florida International University, onde atua como IT Assistant Director. Uma dinâmica efervescente que vale ser compartilhada com os colaboradores da UFBA e, também, com os profissionais e usuários de TI de outras instituições públicas e privadas.