Início >> Ufba Em Pauta >> Tese investiga a etnomusicologia no ciberespaço

Tese investiga a etnomusicologia no ciberespaço

Estrangeiros participaram da banca examinadora

Os processos criativos e de disseminação em videoclipes amadores postados na Internet (YouTube), um fenômeno cada vez mais presente e que revoluciona posturas tradicionais sobre as comunicações artística e social, e sobre a própria disciplina etnomusicológica, são o fundamento da tese que Luciano André da Silva Almeida (Luciano Caroso) defendeu junto ao Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA. No trabalho, intitulado “Etnomusicologia no ciberespaço: processos criativos e de disseminação em videoclipes amadores”, Luciano observa e analisa, através de estudos de caso, as inovações, idiossincrasias e confluências no universo musical focado. Com tal propósito, buscou identificar, sob a orientação do Prof. Manuel Veiga, quais motivações têm as pessoas que produzem e fruem esse material audiovisual. Que relações estabelecem e de que apropriações lançam mão. Também procurou identificar e discutir questões de base teórica de uma possível etnomusicologia no ciberespaço. Para tanto, reuniu um conhecimento incomum de informática em música, que aliou à sua condição de bom músico com vivência tanto da chamada música popular, quanto da composição acadêmica em que é formado. A defesa aconteceu no dia 30 de agosto e teve na banca dois eminentes etnomusicólogos estrangeiros: Salwa El-Shawan Castelo-Branco (Universidade Nova de Lisboa) e Jeff Packman (Universidade de Toronto).