Início >> Ufba Em Pauta >> Trezena Antônio! Tempo, Amor & Tradição da Escola de Belas Artes, de 01 a 13/06

Trezena Antônio! Tempo, Amor & Tradição da Escola de Belas Artes, de 01 a 13/06

.

Antônio! Tempo, Amor & Tradição, um projeto de cultura, arte e design, criado em 1997 pela Escola de Belas Artes da UFBA visa a preservação e o resgate das tradicionais Trezenas para Santo Antônio, que acontecem sobretudo no interior das residências baianas. A atividade de extensão permanente, conhecida pelo público como “Santo Antônio da EBA”, será realizada presencialmente no casarão da Escola de Belas Artes, no campus Canela da UFBA, de 01 a 13 de junho. A Reza Cantada será retransmitida em lives pelo Instagram @santoantonioeba.

Em seu 26º ano de realização ininterrupta, sendo que os dois últimos anos foram realizados de forma remota em virtude da pandemia de Covid-19, a celebração volta a acontecer de modo presencial. Assim, a difusão e valorização da memória das Trezenas de Santo Antônio na Bahia continua, através da exposição de altares, oratórios, objetos e intervenções artísticas contemporâneas, e também as rezas cantadas pelo público presente, seguidas da típica merenda regada ao tradicional licor de jenipapo, durante as treze noites, de 01 a 13 de junho. Cada espaço tem uma obra/altar assinada por um responsável (devoto, artista, designer etc). Também poderá ter um grupo ou um convidado responsável pela reza cantada, que acontecerão todos os dias no mesmo espaço do Casarão (Patamar da escadaria no hall de entrada). A exposição permanecerá aberta todo o dia, de 02/06 a 13/6, as rezas ocorrerão de segunda a sexta-feiras, às 19h, já aos sábados e domingos, às 18h.

Programação:

Dia 1º /06 (4ªFeira) Agradecimentos I

Patrona: Reitoria da UFBA

Dia 2 /06 (5ªfeira). Aos 100 Anos de Antônio Rebouças

Patronos: Afrânio Simões e Adelina Rebouças

Dia 3 /06 (6ªfeira) - "Santo Antônio no Fuxico"

Patronas: Taci Costa Pinto e Emília Caminha

Dia 4 /06 (Sáb) - "Antônio, Filho do Mar"

Patrono: Rodolfo Carvalho

Dia 5 /06 (Dom)

Intervenções artísticas contemporâneas

Curadores/Patronos: Bruna Dória e Gil Maciel

Dia 6/06 (2ªfeira) - "Arte é Resistência"

Patronas: Escolas de Artes da UFBA

Dia 7/06 (3ªfeira) - "Santo Antônio Presente na UFBA"

Patrono: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC/UFBA

Dia 8/06 (4ªfeira) "Homenagem aos 102 anos de D. Cadu e Vitalino"

Patrona: Marlice Almeida

Dia 9/06 (5ªfeira) - "Oratório de Santo Antônio"

Patrono: Museu de Arte da Bahia

Dia 10/06 (6ªfeira) - "Resgates da Natureza"

Patronas: Teresinha Costa, Jacira Barreto, Aline Moraes

Dia 11/06 (Sáb) - "Sto. Antônio de Jesus"

Patronos: Sra. Hildete e Sr. Raimundo

Dia 12/06 (Dom) "Toinho de Casa em Casa"

Patrono: Casa Nandos e Luiz Mário

Dia 13/06 (2ª feira) Agradecimentos II

Patrona: Escola de Belas Artes/UFBA

Intervenções artísticas contemporâneas

A sala de intervenções artísticas contemporâneas é composta por obras de convidados: artistas, designers e devotos.

Curadoria: Bruna Dória e Gil Maciel

Artistas Participantes: - Carlos Eduardo Góes - Celia Mallett - Daniela Steele - Edsoleda Santos - Estela Guimarães - Lédna Barbeitos - Luiz da Paixã- Mario Edso- Mércia Santana - Norma Couto - Terezinha Dumet - Timóteo Nascimento. - Suzy Manasses - Nanci Novais – Viga Gordilho -Ziunar Souza.