Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA celebra a posse da professora Georgina dos Santos na reitoria da UFRB

UFBA celebra a posse da professora Georgina dos Santos na reitoria da UFRB

.

A Universidade Federal da Bahia celebra a posse da professora Georgina Gonçalves dos Santos, reitora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) para o quadriênio 2023-2027. A professora Gina, como é conhecida, foi nomeada reitora pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ato de posse foi realizado nesta quarta-feira, 30 de agosto, em Brasília. O ministro da Educação, Camilo Santana, deu posse à reitora.

Gina Gonçalves foi reitora eleita da UFRB em 2019, mas não empossada pelo governo anterior. Este ato, portanto, corrige um dos absurdos desmandos contra a educação pública cometidos pela malfadada gestão, como destacou o ministro Camilo Santana. "Estamos celebrando aqui algo que é muito caro para nós que é a democracia do nosso país. A gente vivenciou nos últimos anos o desmonte de várias políticas públicas desse país, inclusive aqui no MEC, o desrespeito às nossas instituições de ensino superior, que são as grandes responsáveis pela pesquisa, iniciação científica e inovação. Nós estamos celebrando agora a retomada da reconstrução do Brasil. Temos desafios enormes, desafio de recomposição orçamentária, de retomada de obras e isso será prioridade no PAC nos próximos três anos", disse.

Em seu discurso, Gina Gonçalves destacou a resistência da comunidade universitária do país durante os ataques à autonomia dos Institutos e Universidades últimos quatro anos. "Nos últimos quatro anos a comunidade universitária do Brasil soube resistir e enfrentar os ataques à autonomia das instituições federais de ensino superior. Nós estamos hoje aqui para celebrar a democracia. Nós estamos celebrando a esperança de um Brasil novo".

A UFRB foi criada em 2005, tendo como base a Escola de Agronomia da UFBA, unidade centenária voltada para o ensino agrícola superior. A sede desta escola, no município de Cruz das Almas, é hoje a reitoria da Federal do Recôncavo. A criação da UFRB foi o primeiro ato de um movimento de expansão do ensino público federal superior em nosso estado, que conta atualmente com a Universidade Federal do Oeste da Bahia e a Universidade Federal do Sul da Bahia, às quais se unem os Institutos Federais. Este projeto de expansão prevê ainda a criação de outras Universidades Federais, duas delas a partir dos campi da UFBA nos municípios de Vitória da Conquista e Camaçari.