Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA lamenta falecimento da professora Nair da França e Araujo

UFBA lamenta falecimento da professora Nair da França e Araujo

.

Faleceu, ao meio-dia desta quinta-feira, a professora Nair da França e Araújo, do Instituto de Química da UFBA. O sepultamento-cremação amanhã, dia 21 de setembro, às 16 horas, no cemitério Jardim da Saudade. A Universidade Federal da Bahia manifesta os seus mais sinceros pêsames para todos os seus familiares, colegas e alunos.

Nair da França e Araujo nasceu em 1931 em Maragogipe-Ba e foi a primeira química da Bahia, graduando-se em 1954, quando o Curso ainda funcionava na Faculdade de Filosofia da Universidade da Bahia, hoje UFBA. No ano seguinte, formou em Licenciatura em Química e ingressou no magistério superior no Curso de Química da Universidade da Bahia no mesmo ano em três de agosto, tornando-se também a primeira mulher a ensinar no referido Curso. Cursou em 1959, Especialização em Química Orgânica na Universidade de São Paulo (USP) e em 1976 defendeu a sua dissertação de mestrado em Química Orgânica desenvolvendo uma pesquisa de síntese de nitrilas partindo de aldeídos em compostos orgânicos em parceria com o Pólo Petroquímico local. A mestra Nair começou a realizar os seus estudos de doutoramento na USP, mas, estes tiveram que ser interrompidos em razão da solicitação de retorno por parte da sua Unidade de trabalho, segundo eles, devido à falta de docentes.

Pioneira, não só na Química Orgânica, mas na ciência baiana Nair da França e Araújo coordenou um grande laboratório na Universidade e orientou inúmeros estudantes, desenvolvendo diversas pesquisas na área de síntese orgânica. Atuante na edificação da ciência no estado da Bahia a professora aqui em questão auxiliou veementemente na formação de muitos estudantes, hoje professores do Instituto de Química da UFBA. Ela foi recentemente homenageada em TCC, que apresentava, de forma resumida, a sua edificante história de vida.