Início >> Ufba Em Pauta >> A UFBA lamenta o falecimento do seu Doutor Honoris Causa José Celso Martinez Correia

.

A Universidade Federal da Bahia lamenta profundamente o falecimento, em circunstâncias trágicas, do dramaturgo José Celso Martinez Correa, ocorrido nesta quarta-feira, 06 de julho.

“O contexto de guerras culturais que vivemos no Brasil faz-nos pensar na importância de uma das figuras individuais mais influentes em toda a história do teatro brasileiro”. Com essa reflexão começa a propositura de concessão do título de Doutor Honoris Causa a José Celso Martinez Correa, encaminhada pela Congregação da Escola de Teatro ao Conselho Universitário da UFBA (Consuni).

A indicação do título foi aprovada por aclamação pelo conselho, no dia 13 de junho de 2022. A cerimônia de outorga, infelizmente, não pôde ser realizada.

Criador do Teatro Oficina, José Celso, 86 anos, deixa um legado de renovação e contemporaneidade que marcou o país, transformando as artes cênicas, em consonância com o contexto de transformação sociocultural das décadas de 1960 e 1970, cenário também da revolução tropicalista, na música popular.

O Grupo de Teatro Amador Oficina, foi fundado no final da década de 1950. Irreverente, se destacou com suas montagens de criações coletivas. Em 1961, o grupo ganhou uma sede na Rua Jaceguai, no Centro da capital paulista, e se profissionalizou, se tornando o Teatro Oficina. Desde 1982, a sede do Teatro Oficina é tombada como patrimônio histórico. A construção foi projetada pela arquiteta Lina Bo Bardi. A companhia Teatro Oficina é uma das mais longevas em atividade no Brasil.

A UFBA manifesta sua solidariedade aos familiares, aos integrantes do Teatro Oficina e aos amigos de José Celso.

Foto: Wilson Dias - Agência Brasil

Com informações do Edgardigital