Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA lança primeiro curso de doutorado profissional, na área de saúde coletiva

UFBA lança primeiro curso de doutorado profissional, na área de saúde coletiva

.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal e Nível Superior (Capes) aprovou o primeiro curso de doutorado na modalidade profissional da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O Doutorado Profissional em Saúde Coletiva será oferecido pelo Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da UFBA com o objetivo de qualificar gestores e profissionais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O novo curso disponibilizará 25 vagas anuais, distribuídas em três áreas de concentração: Análise dos Determinantes Sociais e das Desigualdades em Saúde; Gestão e Avaliação de Políticas, Programas e Tecnologias em Saúde; Vigilância em Saúde. Cada área contará com linhas próprias de pesquisa. A previsão é de que a primeira turma seja iniciada em 2025, após o cumprimento de todas as etapas de implementação do curso pela universidade.

Submetido à Capes em 2019, o Doutorado Profissional em Saúde Coletiva da UFBA foi aprovado em dezembro de 2023 com nota 5. Atualmente, apenas quatro instituições no país, incluindo a UFBA, são autorizadas a oferecer o doutorado na modalidade profissional. Para a autorização de novos cursos, a Capes avalia a pertinência ao progresso regional e nacional, bem como a relevância socioeconômica do programa, a demonstração de competência, qualificação acadêmica, didática e científica.

Segundo o professor Luis Eugenio de Souza, diretor do ISC, o novo curso reflete a preocupação com a qualificação das políticas, dos programas e dos serviços de saúde, especialmente no âmbito do SUS. “A condução de serviços e sistemas de saúde complexos requer líderes capazes de enfrentar problemas pouco estruturados, de tomar decisões e agir em contextos de incerteza e urgência. Esta é uma necessidade sentida por gestores e profissionais de saúde que o curso de Doutorado Profissional em Saúde Coletiva da UFBA vem atender”, destaca o diretor.

O doutorado profissional foi instituído pelo Ministério da Educação (MEC) em 2017. Entre os objetivos dessa modalidade, está a capacitação de profissionais para o exercício da prática avançada e transformadora de procedimentos, visando atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do próprio mercado de trabalho.

“Enquanto o doutorado acadêmico visa formar pesquisadores na área do saber ao qual se propõe, o doutorado profissional tem o propósito de qualificar as práticas de gestão, de atenção, de vigilância, entre outras práticas inerentes à saúde coletiva e, por conseguinte, os respectivos processos de trabalho. Visa desenvolver pesquisas aplicadas, intervenções e produzir tecnologias que contribuam, de alguma forma, com a melhoria do sistema e dos serviços públicos de saúde”, explica a professora Catharina Matos, coordenadora do colegiado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) na modalidade profissional do ISC/UFBA.

Desde 2001, o Instituto de Saúde Coletiva da UFBA já oferece o curso de mestrado na modalidade profissional, um dos pioneiros do país, avaliado com a nota máxima pela Capes desde a sua criação. Até o ano de 2023, foram oferecidas 27 turmas no Mestrado Profissional em Saúde Coletiva do ISC, com 407 alunos diplomados.