Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA reconhece notório saber da coreógrafa Lenora Lobo

UFBA reconhece notório saber da coreógrafa Lenora Lobo

Lenora Lobo Valença

A piauiense Lenora Lobo Valença - coreógrafa, professora de dança, diretora cênica, bailarina, arquiteta, pesquisadora, escritora – será agraciada com o reconhecimento de Notório Saber na área de dança pela UFBA. A cerimônia acontece na sala dos conselhos da Reitoria, nesta terça-feira, 14 de novembro, às 17h.

Lenora acumula oito prêmios ao longo de sua carreira. Entre seus principais trabalhos, a artista estruturou um método para o intérprete-criador, chamado de Teatro do Movimento, que compreende o corpo a partir da estrutura do movimento e não de sua forma. O método teve como pilares as técnicas de Laban (1879-1958) e de Klauss Vianna (1828 – 1992).

“Trata-se de um percurso autoformativo, plural e consistente, constituído por numerosos cursos no Brasil e no exterior, que levaram a artista à realização de uma profícua obra artística, com premiações de caráter institucional e reconhecimento de público”, afirma o parecer da comissão avaliadora, composta pelos professores titulares Sergio Coelho Borges Farias (UFBA), Maria Helena Vicente Werneck (UNIRIO) e Júlia Ziviani Vitiello (UNICAMP), todos designados por meio da Portaria Nº 17/2017.

Para avaliação, foram utilizados os parâmetros presentes no documento da CAPES, que engloba a área de artes e música. O documento assinala que "o artista e o teórico da arte trabalham com a Arte a partir do objeto ou processo artístico. Mesmo em propostas onde se busca a interdisciplinaridade, a Arte deve ser o objeto central da pesquisa e não o interesse periférico da investigação".

A rica trajetória de Lenora na dança começou na infância quando estudou danças populares e balé clássico, união que influenciou sua performance artística. Aos 16 anos, sem interromper a dança, dá início a sua graduação em arquitetura pela Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro, concluindo em 1979. No ano seguinte, ela faz especialização em dança pelo Centro Laban para Movimento e Dança, em Londres.

De volta ao Brasil, Leonora vai morar em Brasília, onde estrutura sua carreira e intensifica sua atuação por meio do processo de pesquisa, experimentação de processos de formação com artista de dança e teatro. Ela instaura uma linguagem própria e se torna referência na área.

Em 1986, Lenora Lobo fundou o estúdio de dança Alaya Arte do Movimento. Em paralelo, integrou o núcleo de pesquisa formado por um grupo de artistas pesquisadores Quatro anos depois, esse núcleo de pesquisa transformou-se na Companhia Alaya Dança. De 1993 a 1999, Lenora Lobo ministrou aulas no Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília e desenvolveu a pesquisa Arte do Movimento, Fronteiras entre a Dança e o Teatro (CNPq), fundamentando-a com seu método próprio.

Em 2003, lançou o livro Teatro do Movimento: Um método para o Intérprete Criador, escrito, em parceria com Cássia Navas. Em 2008, mantêm a parceria no livro Arte da Composição – Teatro do Movimento.

O Notório Saber não equivale a títulos acadêmicos de graduação ou pós-graduação, mas configura-se como habilitação para ingressar no magistérios superior, conforme resolução Nº 02/2015 do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFBA.